Ribeira Grande acolhe Festival Internacional de Fotografia

Benjamim Leandro e Pereira Lopes - Foto CMRG

“Se uma imagem vale mais que mil palavras, o que não valem todas as imagens expostas no iN Ribeira Grande?” A questão foi colocada pelo vereador da Cultura da Câmara da Ribeira Grande, em jeito de desafio, na sessão de abertura do festival internacional de fotografia, evento que decorre até ao próximo dia 15.
Filipe Jorge presidiu à cerimónia oficial de inauguração das exposições que integram o iN Ribeira Grande, uma extensão do iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes, que durante duas semanas vai mostrar fotografias do mundo no Teatro Ribeiragrandense e no Museu Municipal da Ribeira Grande.
“Percebemos, desde a primeira hora, a relevância da realização de um evento desta dimensão no nosso concelho, na medida em que projeta-o para o exterior. É, também, uma forma de levar mais longe a paixão pela fotografia e aproximar fotógrafos radicados em diferentes zonas do país e do mundo”, referiu.
Filipe Jorge acrescentou que “a Ribeira Grande tem despertado muita curiosidade junto dos fotógrafos amadores e profissionais, não só pelas suas belezas naturais mas, também, pela luz que a ilumina, realçando cores e contrastes que não passam despercebidos aos olhares mais atentos”.
O iN Ribeira Grande apresenta cerca de 170 fotografias de vinte e sete fotógrafos de Portugal (Açores e continente), Espanha, Croácia, Roménia, Brasil, Argentina, Colômbia, Honduras e Japão.

O Teatro Ribeiragrandense receberá a maioria das fotografias, enquanto no Museu Municipal da Ribeira Grande estará exposto o trabalho do diretor do festival, Pereira Lopes, subordinado ao tema “…20 anos depois”, exposição que retrata a vida dos mineiros das minas do Pejão vinte anos depois do encerramento das mesmas.
Realce  para a exposição de Benjamim Leandro Medeiros, intitulada “Sentimentos, momentos e emoções”, principal impulsionador da realização do iN Ribeira Grande que apresenta ao público as fotografias que expôs em Avintes, naquela que foi a primeira participação de um fotógrafo açoriano no festival.

Lançado em 2014 por Pereira Lopes, o iNstantes – Festival de Fotografia de Avintes estende-se pela primeira vez à Ribeira Grande com o intuito de promover a reflexão sobre as várias realidades sociais e culturais, partindo do local para o global, numa simbiose perfeita entre o plano nacional e internacional, através da arte, particularmente da fotografia.

Paralelamente às exposições no Teatro Ribeiragrandense e no Museu Municipal da Ribeira Grande vão realizar-se raides fotográficos durante os dias 3 e 4 de abril e, à noite, terão lugar conversas sobre fotografia durante as quais os interessados em participar poderão dialogar com os convidados Flávio Andrade e Alice WR.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here