RTP já informou Euronews que não pretende renovar parceria

A RTP informou já que não renovará o contrato com a Euronews, que em maio partirá para o despedimento coletivo de 17 jornalistas portugueses e encerrará o serviço em português em janeiro de 2013, se não encontrar financiamento.

A informação foi avançada hoje no Parlamento pelo presidente do conselho de administração da Euronews, Michael Peters, que deixou aos deputados portugueses cinco possibilidades para que se mantenha o serviço em língua portuguesa na estação de notícias internacional depois de 31 de janeiro de 2013, que pesa anualmente ao orçamento da RTP cerca de 1,8 milhões de euros, a que acrescem 360 mil euros de obrigações da estação pública enquanto acionista da Euronews.

Entre as alternativas para a viabilização do serviço em português, Michael Peters elegeu à cabeça a “oportunidade” que constitui a passagem para a Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal, “no pressuposto de que o governo português assumisse o encargo com os custos do serviço da língua”, sublinhou em declarações à Lusa o deputado social-democrata José Mendes Bota, presidente da comissão parlamentar para a Ética, Cidadania e Comunicação, onde o presidente da Euronews foi ouvido.

O responsável da estação internacional foi recebido em outubro último por Feliciano Barreiras Duarte, secretário de Estado-adjunto do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, e por José Cesário, secretário de Estado das Comunidades, a quem propôs que os encargos atuais da RTP sejam separados entre os custos com o serviço em língua portuguesa e a comparticipação da estação portuguesa enquanto acionista no orçamento anual da Euronews, benefiando assim da eventual distribuição de dividendos anual.

Esta hipótese foi hoje reafirmada por Peters em resposta a uma questão neste sentido colocada pelo próprio Mendes Bota, que assume a “pena” de se deixar fechar o serviço.

“É uma pena porque a Euronews é, de longe, dentro dos canais congéneres, incluindo a CNN, a que tem mais audiência em todo o mundo e através dela a língua portuguesa chega a todos os continentes. Parece um contra-senso numa altura em que tanto se defende a importância da língua. Por dois milhões de euros, não sei se se deveria perder esta oportunidade”, afirmou à Lusa o deputado social-democrata.

“Portugal está a pagar o preço mais barato que a Euronews está a cobrar por este tipo de serviço, um serviço de notícias de 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente a euronews está a vender o mesmo serviço por 6 milhões de euros”, indicou Michael Peters à Lusa e a dois outros órgãos de imprensa em movembro último.

O serviço em língua portuguesa é assegurado por 17 jornalistas portugueses em regime permanente e ainda cerca de 20 “free lancers” portugueses, que se encarregam do noticiário em português. O português é uma das onze línguas em que emite a euronews, que conta com cerca de 400 jornalistas de 23 nacionalidades.

Caso a Euronews não consiga encontrar alternativas de financiamento, terá que avançar com um processo de despedimento coletivo dos jornalistas portugueses em Maio, indicou hoje no Parlamento Michael Peters.

E outras alternativas, para além das referidas, passam por a estação de televisão europeia encontrar em Portugal ou no estrangeiro – Angola é uma possibilidade em equação, disse Peters a mais de 30 deputados portugueses na audição – alternativas de financiamento entre entidades públicas ou privadas, como “fundações” ou outras.

Michael Peters avançou ainda a hipótese de o Governo português encontrar forma de se concertar com a Comissão Europeia numa partilha de custos que permitisse a emissão da Euronews na TDT em sinal aberto ao abrigo do serviço público.

Alternativas como a da comparticipação dos operadores de cabo no suporte do serviço em língua portuguesa na Euronews representaria – nas contas do gestor – cerca de 70 cêntimos ao ano para cada cliente português de televisão por assinatura, indicou finalmente Michael Peters.

A Lusa tentou uma reação da RTP, mas sem sucesso até ao momento.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here