Santa Maria recebe II Encontro Regional de Turismo

Com o tema principal ‘Açores, Destino Turístico Sustentável: Desafios e Oportunidades’, o II Encontro Regional de Turismo, vai realizar-se em Santa Maria, entre 16 e 19 de abril.

O anuncio foi feito pela Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, que falava em Vila do Porto, na apresentação do programa deste Encontro aos agentes do setor turístico de Santa Maria, onde salientou que a ilha “tem condições para receber eventos como este, potenciando fluxos fora da época alta”, sendo um “excelente momento para promover, ainda mais, os seus produtos”.

O Encontro Regional de Turismo pretende ser um espaço de reflexão e debate sobre temáticas emergentes do setor, reunindo empresários, jornalistas, académicos, especialistas e responsáveis governamentais, e contará com vários painéis, centrados em temas como ‘Processo de certificação dos Açores como destino turístico sustentável – Projetar o Futuro’, ‘Posicionamento dos Açores como destino turístico sustentável’, Estruturação do produto turístico Açores’ ou ‘Os principais mercados de aposta e inovação digital’.

‘Os patrimónios natural e cultural como recursos turísticos’, ‘A qualificação dos recursos humanos e valorização profissional’ e ‘Envolvimento dos cidadãos para o turismo e para a sustentabilidade’ são outros temas a tratar neste Encontro.

“Para além disto, todos os participantes terão a oportunidade de participar numa ação de plantação de árvores, uma forma de compensação da pegada carbónica do encontro, numa área de paisagem protegida para a gestão de habitats ou espécies”, revelou Marta Guerreiro.

As inscrições decorrem até 1 de abril e devem ser efetuadas através do formulário disponível online, no endereço eletrónico http://erta.azores.gov.pt/, onde também podem ser consultadas mais informações sobre o evento.

Na ocasião, a governante sublinhou que o setor do turismo se tem consolidado “como mais um dos motores de desenvolvimento dos Açores, com um papel cada vez mais importante na economia da Região, não só ao nível do produto gerado, mas também, em especial, ao nível das oportunidades de emprego e empreendedorismo criadas”, evidenciando que Santa Maria “regista um aumento de 27,5% na oferta de camas desde 2012”.

“A ilha de Santa Maria tem registado uma evolução estável nas dormidas e claramente acima do crescimento da oferta, sendo de destacar o crescimento de 16,8% no ano de 2019”, afirmou.

Segundo a Secretária Regional, o peso do mercado nacional nesta ilha “é muito significativo e representa mais de dois terços das dormidas”.

“Destaque ainda para o mercado alemão, com um peso de 7,2% e a crescer 8,3% no último ano, e para o mercado francês, com um crescimento muito acelerado de 78.8%”, frisou Marta Guerreiro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here