Sata efectua voos no cumprimento de serviços mínimos

aviao-voarO primeiro voo que a SATA-Air Açores no cumprimento dos serviços mínimos estabelecidos para a greve de quatro dias dos tripulantes de cabine, hoje iniciada, saiu de Ponta Delgada às 11:00.
Segundo uma fonte da companhia, depois de escalar a ilha das Flores, o Bombarqier Q200 da Sata (37 lugares) viaja para o Corvo, Faial e Ponta Delgada.

Os serviços mínimos fixados para o primeiro dia de paralisação, convocada pelo Sindicato do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), incluem uma outra saída de Ponta Delgada num Bombardier Q400 (80 lugares), às 13:00, com destino ao Pico, Terceira, Graciosa, São Jorge, Terceira e Santa Maria, com regresso a S. Miguel.

Segundo dados da SATA-Air Açores, a greve vai afectar 17000 passageiros, provocando o cancelamento de 220 voos programados.

Além das viagens entre as ilhas açorianas estão em causa, também, os voos realizados em equipamentos da Sata-Air Açores entre o Funchal e Porto Santo (Madeira), da Madeira para as Canárias e as ligações das ilhas para Faro.

O vice-presidente do SNPVAC, Henrique Martins, explicou que a paralisação visa obrigar a transportadora a cumprir o que está previsto no acordo de empresa em matéria de evolução na carreira profissional dos tripulantes de cabine.

Embora alegando tratar-se de “situações temporárias”, a Sata-Air Açores “tem vindo a substituir chefes de cabine por assistentes/comissários de bordo, em vez de criar novos postos de chefia”, referiu o dirigente sindical.

José Gamboa, porta-voz da companhia, reafirmou “não haver qualquer violação do acordo de empresa”, adiantando que a transportadora se disponibilizou em sede de negociações para estabelecer regras definidoras da substituição temporária de chefes de cabine.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here