SATA quer aplicar novo regime de tarifas a voos para o resto do país

O Governo dos Açores diz que a aplicação de um novo sistema de tarifas nos voos da SATA para o Continente está pendente da revisão das obrigações de serviço público no transporte aéreo na região.
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou na segunda-feira que a transportadora aérea regional vai reforçar os voos para a América do Norte, onde vivem grandes comunidades de emigrantes das ilhas, e adotar um novo sistema de tarifas que poderá reduzir os preços até 57 por cento.
Segundo Vasco Cordeiro, o novo sistema de preço de passagens será “baseado na oferta ou não de serviços (bagagem e serviço de bordo), que possibilitará uma redução no preço das passagens que pode variar entre os 16% e os 57% em relação aos preços que atualmente são praticados”.
Em declarações hoje à agência Lusa, o secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, explicou que por enquanto este novo sistema de cálculo de tarifas só será aplicado às ligações à América do Norte.
Em relação aos voos de e para o Continente e Madeira, “está a ser estudado um sistema similar”, mas a sua aplicação “está pendente da revisão das obrigações de serviço público, cuja proposta [do Governo dos Açores] foi apresentada há 16 meses”, não tendo havido até agora “qualquer resposta por parte do Governo da República, pese embora os sucessivos pedidos de audiência para o anterior ministro da Economia quer para o atual”, acrescentou Vítor Fraga.
O novo sistema de tarifas, explicou, “tem como base a sua flexibilização em relação ao transporte de bagagens e serviços de bordo” e “beneficiará os Açores e os açorianos, aumentando o leque de escolha”.
Vítor Fraga lamentou assim que a proposta enviada para o Ministério da Economia em relação às obrigações de serviço público esteja “na gaveta”, revelando “uma clara desconsideração por todos os açorianos”, ou, então, que “este processo esteja a ser conduzido de um forma oculta”, não se sabendo o que Governo da República “pretende a este nível”.
As obrigações de serviço público definem as regras do tráfego aéreo de carga e passageiros entre os Açores e o resto do país.
O secretário regional dos Transportes disse não ser para já possível estimar em que percentagem poderão diminuir as tarifas da SATA entre os Açores e o resto do país se for aplicado o novo sistema de cálculo das passagens, sendo uma questão que está a ser ainda a ser estudada.
Num comunicado, a transportadora acrescenta que as ligações que faz para os EUA e o Canadá serão reforçadas a partir de outubro com “mais uma rotação semanal para Boston e Toronto, número que será incrementado gradualmente até aos meses de julho e agosto, altura em que SATA voará todos os dias da semana de Ponta Delgada para Boston e seis vezes por semana de Ponta Delgada para Toronto”.
O reforço destas ligações e as alterações aos tarifários “refletem os resultados que têm sido obtidos nos últimos anos, mercê de uma aposta estratégica clara e de longo prazo para estes dois mercados”, lê-se no mesmo comunicado da SATA.
O documento refere que o aumento dos voos para a América do Norte se traduz “num aumento da oferta em 11% de lugares para Boston e de 36% para Toronto” (mais 12.725 e 36.165 lugares, respetivamente), “passando a SATA a disponibilizar, no ano de 2014, um total de 114.108 lugares para Boston e de 97.680 para Toronto”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here