“Se há algo que nos une é esta obrigação de servirmos o Povo”, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo dos Açores afirmou que confia na importância e no papel que a diplomacia pode desempenhar no processo da Base das Lajes, no sentido de levar a “bom porto” o ambicioso objetivo da defesa dos interesses da Região.

“Não partilhamos, por isso, da opinião do poeta austríaco Karl Kraus – e certamente que o senhor Embaixador Pedro Catarino também não partilhará – que dizia que “a diplomacia é um jogo de xadrez em que os povos levam xeque-mate””, afirmou o Presidente do Governo.
 “A esperança que temos é que nunca seja este o caso, porque, se há algo que nos une, para além das nossas diferenças, é esta obrigação de servirmos este mesmo Povo”, assegurou o Presidente do Governo, acrescentando que, da parte do Governo dos Açores, “há a certeza da necessidade imperiosa e da determinação de assumir este papel”.

O Presidente do Governo falava segunda-feira na Receção de Ano Novo aos representantes consulares e às autoridades civis, militares e religiosas dos Açores, que tradicionalmente decorre no Palácio de Sant´Ana, em Ponta Delgada, no Dia de Reis.

A receção contou com a presença do Representante da República para os Açores, Pedro Catarino, da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Ana Luís, do ex-Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, e do Cônsul dos EUA nos Açores, Daniel Bazan, entre outras individualidades civis, militares e religiosas.

Segundo Vasco Cordeiro, 2013 foi, no plano externo, um ano de grandes desafios, com o processo da Base das Lajes, tendo a Região contado, por parte do Cônsul dos EUA e de um conjunto de outros representantes que têm um papel importante a desenvolver, com o entendimento de que existe um interesse que não se esgota nos Açores e que é a relação histórica e estratégica entre Portugal e os Estados Unidos.

“Não está, certamente, tudo feito. Já percorremos um longo caminho, mas ainda nos falta percorrer muito caminho”, frisou Vasco Cordeiro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here