Secretaria da Saúde avança com novas valências na área das dependências

A Secretaria Regional da Saúde assina, amanhã, dia 23 de Junho, dois protocolos com a “ARRISCA” e um com o Centro “Villa dos Passos”, Instituições de Solidariedade Social que desenvolvem acções de prevenção no âmbito do combate às dependências.

 

Um dos protocolos a assinar com a ARRISCA visa a criação do Centro Local de Intervenção da Toxicodependência (CLIT), que tem como finalidade o tratamento e a prestação de cuidados integrais a toxicodependentes. Estas intervenções visam a reabilitação de toxicodependentes, a melhoria das suas condições de vida e facilitar a sua plena inserção social.

O segundo protocolo tem como objecto a criação do Programa de Manutenção por Substituição Opiácea, em Baixo Limiar, destinado à população toxicodependente que não adere aos programas de tratamento em instituições específicas e que persiste no consumo patológico. Este programa assenta na estratégia da redução de riscos e minimização de danos.

 

No Centro “Villa dos Passos” é reforçado o protocolo anteriormente assinado, alargando o número de camas protocoladas de 7 para 12, em regime de internamento e passando a incluir 7 camas em regime de apartamento de reinserção.

Os três protocolos resultam num investimento de cerca de 260 mil euros.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here