Secretário da Saúde dos Açores quer ambulância​s SIV “por capricho pessoal” – CDS

O líder do CDS-PP/Açores afirmou que o secretário regional da Saúde quer mais ambulâncias SIV nas ilhas “por capricho pessoal”, mas disse desconhecer algum tipo de “ato ilegal ou suspeito” desde que Luís Cabral assumiu o cargo.
Artur Lima, que falava no plenário do parlamento regional, durante um debate sobre a reestruturação do setor da Saúde nos Açores, considerou que Luís Cabral tem nas ambulâncias da emergência médica SIV – Suporte Imediato de Vida “a menina dos seus olhos” e que isso acontece “por capricho pessoal”.
Esta intervenção levou o próprio presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, a entrar no debate, para pedir a Artur Lima se estava a falar de algum “favorecimento” ou decisão do titular da pasta da Saúde no executivo que “se traduza num benefício próprio”.
O presidente do CDS-PP nos Açores respondeu não conhecer nenhum “ato ilegal ou no mínimo suspeito até” de Luís Cabral desde que é secretário regional da Saúde, cargo que assumiu em novembro, mas acrescentou que há um “passado do Luís Cabral médico, do Luís Cabral interessado na emergência médica”.
“Há um antes e um depois”, sublinhou.
Na sequência deste debate, o Governo dos Açores acabou por emitir um esclarecimento em que revela que “o médico Luís Cabral criou em março de 2008 uma empresa com outros dois sócios dedicada à formação na área de emergência médica, venda de dispositivos médicos e consultoria na área de saúde, com atividade em Lisboa”
“Em 22 de setembro de 2011, após ter regressado aos Açores, o médico Luís Cabral renunciou ao cargo de sócio-gerente da mesma empresa. Ao ser nomeado secretário Regional da Saúde, em novembro de 2012, o médico Luís Cabral alienou as suas quotas aos restantes sócios, tendo cessado qualquer relação com essa empresa”, acrescenta o esclarecimento.
O texto refere ainda que “nunca, durante ou depois da participação do médico Luís Cabral na empresa, esta esteve envolvida em qualquer negócio ou contrato relacionado com a aquisição de viaturas SIV por parte da Região Autónoma dos Açores”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here