Seis barras marítimas fechadas e três condicionadas devido à agitação marítima

Foto: SM

Seis barras marítimas estão fechadas à navegação no Continente e Açores e três estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima, o que levou o instituto do mar e da atmosfera a colocar o distrito de Faro sob aviso amarelo.
De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (ANM), as barras do Portinho da Ericeira, no centro do país, e de Alvor e Lagos, na zona sul, estão hoje fechadas a toda a navegação, assim como as barras de Santa Cruz das Flores, das Lajes das Flores e de Porto da Casa, na ilha do Corvo, nos Açores.
Já as barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão condicionadas: Em Esposende, a barra está limitada a embarcações de calado superior a 0,3 metros e apenas entre três horas antes e até três horas após a preia-mar, enquanto em Vila do Conde as embarcações com calado superior a dois metros apenas podem praticar a barra entre duas horas antes e duas horas após a preia–mar.
Na Póvoa de Varzim, as embarcações de calado superior a dois metros devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar, sendo que a ANM aconselha “especial cuidado” devido ao estado de assoreamento da barra.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.
A costa sul do Algarve está sob aviso amarelo pelo menos até às 18:00 de hoje devido à previsão de ondas de sudeste com dois a 2,5 metros.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here