Seis voos cancelados devido à greve dos tripulantes da SATA

SATA mau tempoA greve dos tripulantes de cabine da transportadora aérea SATA levou hoje ao cancelamento de seis voos, disse à agência Lusa o porta-voz da empresa, António Portugal.

“Em termos de greve na SATA Air Açores [que assegura as ligações nas nove ilhas dos Açores], foram canceladas as ligações Ponta Delgada-Pico-Ponta Delgada”, informou António Portugal, referindo que o voo Terceira-Ponta Delgada foi realizado.

Quanto à Azores Airlines, que faz os voos de e para fora do arquipélago, as ligações Porto-Ponta Delgada-Porto e Terceira-Porto-Terceira foram canceladas, sendo que “o voo de serviço mínimo Lisboa-Horta-Lisboa já saiu”, referiu o porta-voz da companhia esta manhã.

Segundo António Portugal, o voo Lisboa-Ponta Delgada não se realizou “por falta de passageiros, devido à reacomodação feita antecipadamente” na sequência do pré-aviso de greve, o mesmo sucedendo com a ligação Ponta Delgada-Frankfurt.

“A ligação Ponta Delgada-Santa Maria da SATA Air Açores vai também ser realizada, mas atrasámos o voo porque vamos levar os passageiros chegados de Boston, Estados Unidos da América, que têm como destino final Lisboa, de forma a fazerem Santa Maria-Lisboa”, adiantou o representante.

“Não há muita gente em terra, posso dizer que não existem mais de 20 passageiros no aeroporto de Ponta Delgada para voos da SATA”, referiu, em declarações à Lusa, pelas 09:00 (mais uma hora em Lisboa).

Tripulantes de cabine da transportadora aérea SATA estão hoje e na sexta-feira em greve, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil, precisamente um mês depois de uma outra paralisação.

O incumprimento de vários pontos do clausulado do acordo de empresa é uma das razões apontadas para a greve, assim como a reivindicação de melhores condições de trabalho.

Devido ao pré-aviso de greve, a SATA contactou cinco mil passageiros que tinham voos previstos para hoje, “para poderem alterar as suas reservas”, informou António Portugal, assinalando que “85% optaram por alterar reservas, primeiro para os serviços mínimos e depois para outras datas”, acrescentou.

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil Bruno Fialho adiantou que a greve “está a ter a adesão esperada”, destacando que os “tripulantes continuam unidos”.

Bruno Fialho apontou para uma adesão de 90% à greve, quer na SATA Air Açores, quer na Azores Airlines.

“Houve contratações em maio e junho, pelo que é natural que mais voos desta vez sejam realizados”, continuou, esclarecendo que “cerca de 12 tripulantes de cabine começaram hoje a trabalhar para a empresa” e outros 15 a meio do mês passado.

Bruno Fialho acusou ainda a transportadora açoriana de “ilegalidade”, ao estar a realizar “fretamento de voos” a outras companhias, e reiterou disponibilidade para o diálogo com a empresa.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here