Sindicato preocupado com “diminuição” de vagas no concurso de docentes

O Sindicato Democrático dos Professores dos Açores (SDPA) manifestou hoje preocupação em relação à “anunciada diminuição do número de vagas disponibilizadas” para os concursos de docentes, que “não corresponde às reais necessidades da região”.
“Não foi dado qualquer número, mas a secretária (regional da Educação) anunciou na segunda-feira que haveria uma diminuição face aos números colocados a concurso nos anos transactos, o que constitui para nós um dado preocupante, uma vez que um estudo que efectuamos constatou que a região tem necessidade de 366 professores”, afirmou Sofia Ribeiro, presidente do SDPA.

A dirigente sindical, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, manifestou satisfação com o anúncio de abertura dos concursos interno e externo de professores, mas frisou que o sindicato está preocupado com o número de vagas.

“Se forem disponibilizados menos de 100 lugares, fica muito aquém das expectativas”, afirmou, salientando que “seria razoável abrir 366 vagas”.

Sofia Ribeiro salientou que nunca foi feita pela tutela uma apresentação explícita das necessidades permanentes de docentes na região, mas um levantamento a nível global no processo de aferição do número de lugares de quadro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here