Sistemas de informação do Serviço Regional de Saúde vão comunicar entre si, anuncia Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, na ilha Terceira, a formalização de um acordo entre empresas do setor das tecnologias da saúde para promover a comunicação entre os sistemas de informação dos hospitais e dos cuidados de saúde primários.

“Desafiámos as empresas detentoras dos sistemas de informação do Serviço Regional de Saúde a assinarem um compromisso de entendimento com vista a alcançarmos a desejável interoperabilidade. Desafio aceite, missão a cumprir a partir de agora”, frisou Rui Luís, que falava no Encontro de Tecnologias e Sistemas de Informação do Serviço Regional de Saúde.

Este encontro, promovido pela Secretaria Regional da Saúde, em parceria com a SDEA – Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, tem como principal objetivo promover o debate sobre o atual estado dos sistemas de informação no Serviço Regional de Saúde.

“Conseguimos trazer os responsáveis máximos de todas as empresas que estão a funcionar no Serviço Regional de Saúde”, salientou o Secretário Regional, acrescentando que, além do “desafio da interoperabilidade”, será também discutido neste encontro “o futuro dos sistemas de saúde”.

Em declarações aos jornalistas, o titular da pasta da Saúde referiu as vantagens que decorrem do memorando de entendimento celebrado entre as empresas de tecnologias da saúde que operam no Serviço Regional de Saúde.

“O utente passará a ter toda a sua informação clínica num único registo, acessível a partir de qualquer unidade de saúde da Região ou do continente, e será possível potenciar a telemedicina “, adiantou Rui Luís.

O Secretário Regional defendeu que, para melhorar e potenciar a capacidade de comunicação entre sistemas, será necessário “um compromisso de todos os intervenientes”, acrescentando que este “é um verdadeiro desiderato para a melhoria do Serviço Regional de Saúde”.

Neste sentido, sublinhou que a finalidade dos sistemas de informação em saúde não pode ser apenas para “obter informações”, mas, acima de tudo, para “melhorar a ação”, permitindo melhorar as decisões de gestão de cuidados de saúde em todos os níveis do sistema de saúde.

Rui Luís salientou ainda que estes acordos alcançados entre empresas se destinam a salvaguardar os superiores interesses dos utentes, culminando em rentabilização de recursos e ganhos em saúde.

O Secretário Regional destacou o facto de três das empresas, que já se instalaram no Terceira Tech Island, desenvolverem a sua atividade na área das tecnologias da saúde, sendo também parceiros do Serviço Regional de Saúde, o que vem potenciar o desenvolvimento desta área no futuro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here