Nova concentração de algas antecipa analises à qualidade da água do mar e do ar no Porto da Madalena

picoNa sequência de uma nova concentração de algas ocorrida recentemente, no Porto da Madalena, no Pico, será feita uma nova recolha de água para análise esta segunda-feira, 7 de novembro, tendo em vista despistar qualquer anormalidade no que se refere aos valores limite dos parâmetros microbiológicos estabelecidos nos termos da legislação relativa à gestão da qualidade das águas balneares.

Desde o início deste ano que as águas do mar no Porto da Madalena são analisadas mensalmente, por um laboratório acreditado, na sequência da concentração anormal de algas registada em finais do ano passado, tendo todos os resultados obtidos até agora indicado que a água não apresenta valores prejudiciais ou anormais, tendo a situação atual levado o Governo dos Açores a antecipar as análises.

Além das análises à água do mar, serão também realizadas durante a próxima semana análises à qualidade do ar ambiente no Porto da Madalena, estando a sua realização apenas dependente da chegada aos Açores de material técnico que não existe no arquipélago.

Estas análises serão realizadas em três locais distintos, nomeadamente no denominado ‘Porto Velho’, junto ao local de maior concentração de algas, junto ao cais do Terminal Marítimo ‘João Quaresma’ e na zona do cais e da antiga gare de passageiros.

Tal como acontece com a água, também os resultados das análises à qualidade do ar no Porto da Madalena mandadas efetuar pela administração portuária regional indicam que os valores dos diversos parâmetros não apresentam nenhum problema para a saúde pública naquele local.

A Portos dos Açores tem recorrido à dragagem mecânica das algas naquele local, trabalhos que vão prosseguir na próxima semana com um reforço de equipamentos tendo em vista responder de forma mais eficaz à acumulação de algas.

Para além destas intervenções, a Portos dos Açores requereu à Universidade dos Açores um estudo de hidrodinâmica para o ‘Porto Velho’, na Madalena, que foi adjudicado ao Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) a 29 de agosto e cujos trabalhos já se encontram a decorrer.

No âmbito deste estudo, dois investigadores do DOP estiveram no local, tendo procedido a mergulhos e a recolha de material para investigação.

O Governo dos Açores vai continuar a acompanhar e monitorizar a situação relativa à concentração de algas na zona do ‘Porto Velho, desenvolvendo as medidas consideradas adequadas para a normalização da situação.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here