Situação na Região “deve envergonhar governantes”

Os Trabalhadores Social-Democratas (TSD) dos Açores consideraram que a subida do desemprego no arquipélago “deve envergonhar os governantes”, acrescentando que este drama social “não tem desculpa” numa região que se vangloria do estado das suas contas públicas.
“A taxa de desemprego nos Açores atingiu níveis sem precedentes em 35 anos de autonomia e isso deve envergonhar os governantes socialistas regionais”, refere um comunicado do Secretariado Regional dos TSD/Açores, para quem as políticas económicas e de emprego do executivo regional “falharam em toda a linha”.

Os TSD açorianos acusam o governo regional socialista de “inqualificável esbanjamento de recursos e oportunidades”, defendendo que “a aplicação criteriosa e estratégica dos dinheiros dos contribuintes e das ajudas da UE nunca teriam conduzido mais de 18 mil açorianos para o desemprego”.

O INE divulgou na quinta-feira que a taxa de desemprego nos Açores atingiu 15,1 por cento no final do ano passado, ultrapassando a média nacional.

No dia anterior, o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, admitiu que o desemprego na região poderá atingir “16 ou 17 por cento” no final do primeiro trimestre.

“A situação de emergência social que se vive nas nossas ilhas exige medidas rápidas e eficazes”, defendem os TSD/Açores, frisando que a luta contra o desemprego “é uma prioridade que não pode estar subordinada ao calendário eleitoral ou a conveniência partidária”.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here