Socialistas avançam com proposta para acabar com más práticas no transporte de cadáveres entre as ilhas do Triângulo

O Grupo Parlamentar do PS Açores quer garantir que as regras aplicáveis ao transporte de cadáveres são cumpridas, integralmente, nas ilhas do Triângulo. Nesse sentido, apresentaram um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo Regional, que elabore um documento orientador sobre as regras do transporte de cadáveres entre as ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

“Temos alertado para esta situação e temos desenvolvido um conjunto de diligências para evitar situações que se repetem e que têm causado um transtorno incomensurável às famílias picarotas, pelo abusivo retardamento no processo de transporte dos cadáveres de familiares falecidos no Hospital da Horta”, afirmou o deputado Miguel Costa. O deputado do Grupo Parlamentar do PS/Açores reconhece que as regras “não estão a ser devidamente cumpridas, por parte de alguns operadores funerários, nomeadamente no transporte de cadáveres, por via marítima”.

Miguel Costa condena as “complexidades burocráticas”, que “exponenciam a dor e contribuem para a revolta dos familiares do ente falecido, que querem, legitimamente, que este regresse rapidamente para junto da sua família e que seja sepultado na sua terra natal”. O deputado socialista eleito pela ilha do Pico, acredita que com esta iniciativa será possível acabar com as más-práticas e com a interpretação errada da lei.

“Defendemos que seja elaborado um documento orientador com as regras do transporte de cadáveres entre estas três ilhas, que o mesmo seja comunicado a todos os agentes funerários e que, seja fiscalizado o seu cumprimento, através dos organismos competentes”, adianta Miguel Costa. Simultaneamente a proposta socialista recomenda que também a Atlânticoline, “providencie a elaboração de um regulamento para o transporte marítimo de cadáveres, nos seus navios que fazem diariamente essas ligações”.

 

 

Açores 24Horas / NI

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here