Sofia Ribeiro defende mais ambição na União Europeia

sofia ribeiroA Eurodeputada Sofia Ribeiro interveio esta terça-feira em sessão plenária, em Estrasburgo, na qualidade de relatora do maior grupo político, o Partido Popular Europeu, em matérias de emprego e assuntos sociais para a Análise Anual de Crescimento para 2017, primeira fase do Semestre Europeu.

Neste debate conjunto, que contou com a presença de Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente da Comissão Europeia, Sofia Ribeiro deu “nota positiva” aos níveis de crescimento que se verificam em todos os países da União Europeia, congratulando os resultados obtidos através das prioridades definidas no processo do Semestre Europeu, traduzidas em maiores níveis de crescimento na União Europeia, assim como a diminuição de taxas de desemprego e desemprego jovem.

A deputada acautelou no entanto que “esta satisfação não pode dar lugar a qualquer tipo de acomodação. Para além de continuarmos a prosseguir estes objetivos, temos de desenvolver políticas ambiciosas que se traduzam em maior coesão social e no reforço da sustentação económica da União Europeia e dos seus Estados-Membros, potenciando a nossa autonomia relativamente a possíveis choques externos que venham a surgir”. 

A aposta no capital humano, a adequação das competências dos trabalhadores às necessidades das empresas, a inclusão de minorias, o envolvimento da economia social, uma abordagem individualizada dos desempregados europeus, em especial os de longa-duração, assim como o apoio à formação e a mecanismos de reintegração profissional, são para Sofia Ribeiro medidas que devem suportar esta “ambição” europeia.

Para a deputada social-democrata são necessárias “políticas que se sustentem no triângulo virtuoso do investimento (que traga retorno económico e social), da definição de reformas estruturais (que garantam a sustentação do modelo económico-social europeu) e da consolidação fiscal, garantindo um futuro decente para as futuras gerações”.

Sofia Ribeiro terminou a sua intervenção alertando que “por muito tentador que seja focarmo-nos nos resultados atuais, temos de ser capazes de perspetivar o futuro. Por mais que sejamos politicamente tentados a dar respostas positivas momentâneas, temos o dever de garantir o modelo de desenvolvimento social que caracteriza a União Europeia e os seus Estados-Membros”. 

Nesta sessão, a Eurodeputada viu este relatório sobre os Aspetos Sociais e de Emprego da Análise Anual de Crescimento para 2017 ser aprovado pelo Parlamento Europeu.

Relembre-se que esta é a terceira vez que Sofia Ribeiro está envolvida na elaboração e negociação deste importante documento, como relatora do Parlamento Europeu em 2016 e como relatora do Partido Popular Europeu, maior Grupo Político do Parlamento Europeu, em 2015 e 2017. 

 

 

Açores 24Horas / PNC

talholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here