Com uma taxa de 70 por cento de preenchimento das vagas colocadas a concurso, a UAç “superou as expectativas relativamente às colocações na 1ª fase”, devendo ser preenchidas “no corrente ano letivo o total das vagas disponibilizadas”, adianta uma nota de imprensa da reitoria.
O órgão académico realça a importância da procura, tendo em conta o “agravamento da crise económica e financeira que o país atravessa”.
Segundo a reitoria, na primeira fase do concurso ficaram esgotadas as vagas disponíveis nos cursos de Biologia, Ciclo Básico de Medicina, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária, Educação Básica, Psicologia, Ciências da Engenharia, Gestão e Proteção Civil e Gestão de Riscos.
A Universidade dos Açores espera ainda admitir cerca de 300 novos estudantes procedentes de concursos especiais, nomeadamente de maiores de 23 Anos, titulares de cursos médios e superiores e de cursos de especialização tecnológica de nível V (CET), reingressos, transferências e mudanças de curso.
Cerca de 90 por cento dos candidatos ao ensino superior em todo o país entraram na Universidade, com 40.415 alunos colocados na primeira fase, o número mais baixo dos últimos seis anos, indicam os dados do Ministério da Educação e Ciência.
Neste ano letivo, o número de candidatos – 45.078 – foi também o mais baixo dos últimos seis anos, ficando por colocar 4.663 alunos, segundo os números hoje divulgados.
O número de colocados desceu em relação a 2011/2012, quando 90,5% das vagas ficaram preenchidas na primeira fase.
Lusa