Suspensa ligação do cabo de fibra ótica às Flores e Corvo devido às condições do mar

A ligação do cabo de fibra ótica às ilhas do grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) está suspensa devido às condições do mar, revelou hoje fonte da FibroGlobal, a empresa responsável pela operação.
Segundo a mesma fonte, os trabalhos, que estavam a ser realizados pelo navio “IT Interceptor”, sofreram um “contratempo”, quando o cabo de fibra ótica que estava a ser ligado entre as duas ilhas rebentou, alegadamente por causa da agitação marítima.
“A intenção era efetuar a reparação do cabo durante o dia de hoje”, adiantou a mesma fonte da FibroGlobal, ressalvando, porém, que “as condições do mar voltaram a agravar-se”, o que levou a empresa a decidir “suspender a operação”.
Segundo explicou, a reparação do cabo que rebentou é “relativamente simples e rápida”, e deverá estar concluída em “metade de um dia de trabalho”, mas apesar disso, a empresa admite que as condições climatéricas possam fazer “atrasar” a operação.
O navio “IT Interceptor”, de 114 metros de comprimento, encontra-se, nesta altura, ao largo da ilha das Flores, a aguardar instruções para reparar o cabo e retomar a operação.
A ligação do cabo de fibra ótica vai permitir que os habitantes das ilhas das Flores e do Corvo passem a ter acesso a serviços de internet de alta velocidade.
O presidente executivo da Portugal Telecom (PT), Henrique Granadeiro, anunciou a 10 de setembro, nos Açores, que a ligação do cabo de fibra ótica às ilhas das Flores e Corvo ficará concluída em outubro.
O projeto de ligação do cabo de fibra ótica às duas ilhas do grupo ocidental do arquipélago aguardava há vários anos pela sua conclusão.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here