Teatro popular vai percorrer concelho no verão

 A peça de teatro ‘Deolinda Guegué e os seus três maridos’ vai ser representada durante o verão nas 20 freguesias do concelho de Ponta Delgada, Açores, numa iniciativa do município que pretende revitalizar o teatro tradicional de carácter popular.

A digressão concelhia resulta de um protocolo hoje assinado entre a Câmara de Ponta Delgada e a Associação Cultural Viagens no Tempo, que visa promover o património cultural imaterial do concelho com a montagem de um projeto de teatro popular decorrente de um trabalho de investigação etnográfica e de reconstituição artística.

O espetáculo, com argumento e encenação de Armando Moreira, terá composição musical de Zeca Medeiros e cenografia de Leonardo Sousa, subindo ao palco 12 atores de Ponta Delgada, entre os quais José Maria Pacheco, que vai interpretar a sua popular personagem ‘Tia Maria do Nordeste’.

As representações começam a 02 de julho na freguesia de Santo António, prosseguindo em Santa Bárbara (16 julho), Capelas (26 julho), Ginetes (03 agosto), Remédios (07 agosto) e Sete Cidades (10 agosto).

A freguesia da Ajuda da Bretanha recebe o espetáculo a 13 de agosto, seguindo-se representações na Fajã de Baixo (14 agosto), S. Roque (16 agosto), Arrifes (20 agosto), S. Vicente Ferreira (21 agosto) e Fajã de Cima (22 agosto).

Esta itinerância prossegue a 23 de agosto na freguesia da Covoada, seguindo depois para Mosteiros (25 agosto), Pilar da Bretanha (30 agosto), Feteiras (03 setembro), Candelária (04 setembro), Fenais da Luz (05 setembro), Livramento (06 setembro), para terminar a 07 de setembro com uma representação na freguesia da Relva.

Este espetáculo terá ainda duas apresentações especiais, sendo a primeira uma antestreia na Festa do Emigrante, no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada, por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em meados de maio.

A segunda será a 07 de julho na Praça do Município, integrada nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

Os encargos com este projeto serão assegurados pela Câmara de Ponta Delgada, que apresentará uma candidatura ao programa PRORURAL.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here