Termas e pescas no topo das preocupaçõ​es da visita do PCP à Graciosa

O funcionamento das termas do Carapacho, que reabriram sem a componente termal, e preocupações relacionadas com a organização associativa nas pescas são dois assuntos que o deputado do PCP/Açores vai abordar numa visita que inicia hoje à Graciosa.
“Sabemos que [as termas do Carapacho] já reabriram, mas não com a componente termal e queremos inteirarmo-nos da situação e do que se está a fazer para repor o funcionamento pleno das termas”, disse Aníbal Pires, sublinhando que se trata de um investimento “importante” em termos de oferta turística, mas também para a população residente na Graciosa.
Apesar de sublinhar que a infraestrutura tem outras valências, Anibal Pires frisou que foi feito um investimento para incluir a valência termal, pelo que é fundamental que se reponha “a normalidade”, tendo agendado um encontro com responsáveis das termas.
No caso das pescas, Aníbal Pires disse que a ilha “vive atualmente uma situação um pouco conturbada”, designadamente “na associação de pescadores” tendo sido tornado público que não teria dinheiro para pagar aos funcionários.
“Queremos saber o que se passa até porque a frota pesqueira na Graciosa tem uma dimensão considerável e veio a aumentar nos últimos anos”, referiu o deputado comunista no parlamento açoriano, que é também líder regional do PCP, alegando que na última passagem pela ilha “a associação respirava alguma saúde”.
O deputado indicou que na sua deslocação à Graciosa vai assim procurar “ir também ao encontro dos pescadores” para se inteirar das questões que a classe enfrenta na ilha, destacando que é importante que as questões das pescas “estejam sempre na ordem do dia”, desde logo a gestão dos recursos e a questão dos apoios aos pescadores.
Durante a visita à Graciosa, que termina na quinta-feira, Aníbal Pires vai ainda reunir com a gerência do Graciosa Resort, com a Unidade de Saúde de ilha, com a associação de músicos e com a câmara municipal.
Naquela ilha do grupo central dos Açores, o deputado comunista açoriano vai também reunir com a empresa marítimo-turística Gracipescas, associação cultural desportiva e recreativa.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here