Três novos recordes nacionais de apneia fixados no Faial

Os mergulhadores do Clube Naval da Horta, no Faial, estabeleceram três novos recordes nacionais de mergulho em apneia durante a prova intitulada ‘Rumo ao Abismo’, que integrava o programa da Semana do Mar.
 Na modalidade de peso constante sem barbatanas, Simone Martins conseguiu descer até aos 30 metros de profundidade, melhorando em nove metros o anterior recorde nacional, que tinha sido fixado por Maria Rosa de Sousa em 2006, numa prova disputada em Dahab, no Egipto.

Nesta modalidade, o atleta mergulha na vertical ao longo de um cabo guia até à marca que se propôs atingir, sem o auxílio de qualquer equipamento.

Paulo Nóbrega também estabeleceu um novo máximo nacional ao descer a 70 metros de profundidade na modalidade de peso varíavel, na qual o atleta mergulha na vertical ao longo de um cabo guia com o auxílio de um peso e sobe com a ajuda de barbatanas.

O anterior recorde nacional, que também pertencia a Paulo Nóbrega, tinha sido alcançado em 2007 e era de 60 metros.

O terceiro recorde nacional foi estabelecido por Francisco Gautier, na modalidade de peso constante com barbatanas, com uma descida até 82 metros de profundidade, melhorando em 10 metros o anterior máximo nacional, que também era seu e tinha sido estabelecido no ano passado.

Nesta modalidade, o mergulho é feito na vertical ao longo de um cabo guia sem o auxílio de qualquer equipamento e a subida tem a ajuda de barbatanas.

Nesta prova realizou-se ainda um mergulho na modalidade de imersão livre, mas Décio Leal não conseguiu melhorar o recorde nacional, de 45 metros de profundidade, que pertence a Mário Albuquerque e foi estabelecido em 2008 em Dahab, no Egipto.

Na modalidade de imersão livre, o mergulhador apenas utiliza a forma dos braços para descer e subir na vertical ao longo de um cabo guia.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here