“Troca de cadeiras” no Parlamento açoriano

assembleia1A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) iniciou na passada terça-feira, no Faial, uma nova sessão legislativa com o plenário de Setembro.

Em vésperas de dois actos eleitorais que poderão vir a ditar mais mudanças nas bancadas, uma vez que alguns dos deputados são também candidatos às autárquicas de 11 de Outubro (casos de Alzira Silva, do PS, na lista socialista à Câmara da Horta e de José Manuel Bolieiro, do PSD, na lista social democrata à Câmara de Ponta Delgada), o socialista Luís Paulo Alves, eleito para o Parlamento Europeu foi substituído por Benilde Oliveira e, por licença de parentalidade, o lugar da também socialista Bárbara Chaves é agora ocupado por Valério Pacheco.

 

No BE, em nome da rotatividade, Manuel de Castro Moniz substitui José Cascalho. Nesta sessão plenária, vai também sentar-se o ex-eurodeputado Duarte Freitas, ontem ausente devido ao convite feito pelo Presidente da República aos parlamentares europeus que deixaram Bruxelas. Com o seu regresso, recorde-se, saiu Jaime Jorge.

 

 

PSD com menos um deputado

Já as razões para a ausência do deputado do PSD, Rui Ramos, eleito por São Miguel, são também, por assim dizer, institucionais, e devem-se à convocatória para esta data da Assembleia Municipal de Lagoa, que integra.

O parlamentar social-democrata terá solicitado àquele órgão de poder local para, e por várias vezes, evitar o agendamento simultâneo com as sessões plenárias da ALRAA. Tendo sido confrontado uma vez mais com uma convocatória para a mesma data, o deputado decidiu faltar a este plenário na Horta.

 

 

 

Olímpia Granada (in AO)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here