TSD e JSD defendem “abertura” do governo para combater desemprego

Os trabalhadores (TSD) e os jovens (JSD) sociais-democratas dos Açores apelaram esta quarta-feira a uma “nova abertura” do executivo regional socialista no tratamento de propostas da oposição para combater o “flagelo do desemprego” no arquipélago.
“Se não há propriamente varinhas mágicas, a dimensão do problema aconselha a inclusão de outros pontos de vista, de outras perspectivas” na abordagem de uma situação que se agrava na região, em “contraciclo” com o que acontece no continente, defenderam hoje os presidentes dos TSD/Açores, Rui Ramos, e da JSD/Açores, Cláudio Almeida, numa conferência de imprensa, em Ponta Delgada.

Rui Ramos, além de contestar a “sistemática rejeição” pelo governo regional das propostas do seu partido em matéria de emprego, defendeu que “o problema do desemprego nos Açores não é por culpa da crise, pois já vinha de trás e cresce desde 2003”.

O líder dos TSD/Açores, citando dados do Instituto de Emprego e Formação profissional, indicou que, nos últimos 12 meses que terminaram em Março, o desemprego cresceu 16,8 por cento na região, enquanto a nível nacional começam a surgir, “ainda que de forma ténue, alguns sinais de recuperação”.

“Depois de tantos milhões investidos pelos governos socialistas, depois do ‘rigor’ na gestão pública e da sempre mal contada história do ‘superavit’ [das contas regionais], de uma panóplia de programas de combate ao desemprego, a verdade é que as dificuldades se acentuam em várias áreas de actividade, com destaque para a construção civil, turismo e comércio em geral”, frisou Rui Ramos.

Por seu lado, o líder regional da JSD, Cláudio Almeida, destacou a elevada incidência do desemprego juvenil no arquipélago, salientando que 52 por cento dos 7.249 desempregados inscritos nos centros de emprego dos Açores têm menos de 34 anos.

Cláudio Almeida sustentou que esse número seria ainda mais elevado caso fossem considerados os jovens licenciados que cumprem estágios comparticipados pela administração regional.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here