Turismo, Ambiente e Energia apontados como setores de crescimento económico dos Açores, afirma Marta Guerreiro

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo assegurou hoje, na Horta, que uma das preocupações do Governo dos Açores é potenciar o crescimento económico do arquipélago, com a salvaguarda intransigente das caraterísticas que tornam as ilhas diferentes e peculiares a nível mundial, através da junção do turismo com o ambiente e a energia.

Marta Guerreiro, que falava na Assembleia Legislativa, no final das audições nas comissões de Economia e dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, salientou o “conjunto de investimentos e de ações previstas para qualquer uma destas três áreas, que estão muito relacionadas e fazem muito sentido juntas”, com um valor global para 2017 superior a 50 milhões de euros, numa estratégia concertada com a sustentabilidade energética e a salvaguarda dos recursos naturais, potenciando a atividade turística no arquipélago como destino de natureza.

Relativamente ao ambiente, a Secretária Regional frisou que o foco para 2017 centrar-se-á na preservação da diversidade biológica, na água, na gestão de resíduos e no combate às invasoras, a que se junta a conclusão do Plano para as Alterações Climáticas.

Para 2017, o Governo Regional tem como objetivo primordial o desenvolvimento de uma agenda política energética regional, ancorada nos objetivos de aumento da eficiência energética e de redução da dependência e dos custos dos combustíveis fósseis.

Marta Guerreiro, sobre a estratégia de mobilidade elétrica, salientou a sua implementação este ano, acrescentando que a Região tem “as condições ideais para desenvolver este projeto”, estando já a ser efetuado um trabalho em parceria com o poder local, com as empresas do setor dos combustíveis e com os concessionários automóveis.

No setor do turismo, a prioridade é a consolidação de uma oferta turística assente na fruição ativa de espaços naturais e, segundo Marta Guerreiro, com “investimentos em termos de formação, essencial neste setor, que visam quem está a fazer o seu percurso inicial, quem já está no mercado de trabalho, mas também quem pretende encontrar no turismo um setor profissional novo”.

Marta Guerreiro salientou ainda a aposta “na promoção nos mercados que estão definidos no Plano Estratégico de Marketing do Turismo do Açores, ferramenta que entrou em vigor no ano passado, bastante consensual após o debate com todos os agentes do setor e que define, claramente, o mercado e os produtos de cada uma das ilhas”.

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