Universida​de dos Açores tem de ter financiame​nto diferente – Governo Regional

O secretário regional da Educação dos Açores disse hoje que a universidade da região, dividida por ilhas, não deve ter o mesmo modelo de financiamento das instituições com “continuidade territorial” e considerou que o Governo da República “a tem descurado”.
Luiz Fagundes Duarte falava em Angra do Heroísmo, na Terceira, à margem de uma visita ao polo da Universidade dos Açores naquela ilha, em que esteve acompanhado pelo secretário de Estado do Ensino Superior.
Para o governante açoriano, citado num comunicado do executivo regional, é fundamental que o Governo da República “tenha a noção do que é uma universidade dividida em ilhas”, como acontece com a Universidade dos Açores, que tem três polos (S. Miguel, Terceira e Faial).
“Nesta visita ao polo de Angra do Heroísmo, o secretário de Estado foi confrontado com o trabalho dos cientistas das mais diversas áreas”, o que “fez saltar a ideia de que o Governo da República não tem ideia da Universidade que tem aqui” e, por isso, “a tem descurado”, disse Fagundes Duarte.
O secretário regional garantiu que o Governo dos Açores está empenhado em ajudar a Universidade da Região a ultrapassar s problemas financeiros atuais, mas acrescentou que cabe ao Executivo da República “repensar o modelo de financiamento” da instituição, que “não pode ser idêntico ao das universidades com continuidade territorial”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here