Vacinas contra a Gripe “A” não chegaram a todos os concelhos dos Açores

Uma semana depois de terem chegado as vacinas contra a Gripe “A” aos Açores, ainda há concelhos onde elas não foram aplicadas, como é o caso do Nordeste, na ilha de São Miguel.

As vacinas chegaram a todos os Centros de Saúde da Região Autónoma e, Vila do Porto, ilha de Santa Maria, Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Pico e Flores já iniciaram a sua administração.

No entanto, o Centro de Saúde do Nordeste, São Miguel, vai iniciar, dentro de dias, a respectiva administração e, esse atraso é explicado pela directora da Saúde, Sofia Duarte, pelo facto de haver toda uma logística inerente às convocatórias, na medida em que, cada frasco dessa vacina, dá para dez pessoas, e, em conjunto, podem levar a vacina sem desperdício da mesma.

Por outro lado, muitos profissionais de saúde optaram pela vacina sazonal, e, respeitando a recomendação a nível fármaco-vigilância, que sugere um período mínimo de quatro semanas entre a adimistração das duas vacinas, justifica que alguns profissinais não tenham ainda optado pela vacina contra a Gripe “A”.

Confrontada com o facto de ter-se assistido a uma “onda de receio” que, desde o início, envolveu alguns profissionais de saúde, a directora da área, Sofia Duarte, admite que esses receios são normais e que o tempo levará as pessoas a aceitar os benefícios da vacina.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here