Vasco Cordeiro anuncia novo modelo de apoio aos doentes deslocados

hospitalO Presidente do Governo dos Açores anunciou esta segunda- feira, um novo modelo para apoiar os doentes deslocados da sua ilha, no sentido de introduzir critérios de maior justiça que vão permitir “apoiar mais quem mais precisa”.

“O Governo dos Açores está a concluir o novo modelo de apoio à deslocação de doentes que, para além de diferenças significativas na sua metodologia, visa apoiar mais quem mais precisa”, assegurou Vasco Cordeiro, em declarações no final de uma visita às obras do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou que, nas próximas semanas, este novo modelo de apoio financeiro aos Açorianos que tenham de se deslocar para fora da sua ilha ou da Região estará em condições de ser publicado e, consequentemente, de entrar em vigor.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro deu o exemplo de um Açoriano que necessite de se deslocar até 30 dias e que, segundo o modelo atual, receberia cerca de 20 euros por dia. De acordo com o novo modelo, que será assente nos rendimentos, esse apoio diário, ao nível do primeiro escalão, ascenderá agora a cerca de 45 euros.

“É um investimento muito significativo, mas que dá bem nota deste compromisso, nas vertentes das infraestruturas físicas, de recursos humanos e de apoio à deslocação de doentes, para reforçar as condições pelas quais o Serviço Regional de Saúde serve os Açorianos”, afirmou o Presidente do Governo.

Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, que a visita às obras do novo Centro de Saúde de Ponta Delgada, que representa um investimento superior a 16 milhões de euros, permitiu constatar que a empreitada decorre dentro do calendário inicial, assim como do cronograma financeiro previsto.

Esta nova infraestrutura, que ficará concluída até ao final deste ano, vai permitir “dotar de melhores condições o Serviço Regional de Saúde, naquilo que tem a ver com essa componente de infraestruturas”, salientou o Presidente do Governo.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here