Vasco Cordeiro convicto da força e da vontade de vencer da comunidade açoriana no Canadá

O Presidente do Governo participou, esta sexta-feira, num convívio com a comunidade do Ontário, uma oportunidade para Vasco Cordeiro se manifestar tranquilo quanto ao empenhamento que os Primeiros-Ministros de Portugal e do Canadá demonstram para ajudar a comunidade que reside neste país a vencer os desafios com que está confrontada.

“Bem sabemos que a nossa comunidade tem os seus desafios pela frente, mas, se há homens capazes de resolver a bem estes desafios, são exatamente o Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e o Primeiro-Ministro do Canadá, Justin Trudeau”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo disse, esta convicção resulta dos contactos que decorreram, nos últimos dias, com o Primeiro-Ministro Trudeau, no âmbito da visita oficial que António Costa está a efetuar ao Canadá.

“Da parte do Primeiro-Ministro António Costa, há toda a atenção e todo o cuidado em relação à comunidade portuguesa no Canadá e esta visita atesta bem este sentimento”, frisou Vasco Cordeiro, que destacou ainda o “exemplo da força, da determinação e da vontade de vencer daqueles que chegaram ao Canadá há 65 anos”.

“Recai hoje sobre a comunidade, também, esta forma de enfrentar o futuro e de levar por diante este testemunho da presença açoriana no Canadá. E isso faz-se de uma forma muito simples: quanto melhores canadianos forem, melhores portugueses estão a ser também”, sublinhou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Governo, que acompanha esta visita a convite de António Costa, falava num convívio com a comunidade de Ontário, que decorreu após uma reunião com empresários locais no LiUNA – Labourers International Union of North America, um sindicato ligado, entre outras áreas, à construção civil e que tem, no Canadá, cerca de 100 mil membros.

Este encontro foi o último ponto da agenda do terceiro dia da visita oficial, que se iniciou com a apresentação de cumprimentos à Primeira-Ministra do Ontário, Kathleen Wynne, e que incluiu o encerramento do Encontro Empresarial organizado pela AICEP e pelo Economic Club of Canada.

O fluxo migratório português para o Canadá foi constituído, em grande medida, por imigrantes oriundos dos Açores, que levaram para este país – especialmente para Toronto e Montreal – as práticas culturais caraterísticas da vida no arquipélago.

Este ano, assinalam-se os 65 anos da chegada ao Canadá do primeiro grupo de imigrantes Açorianos, que desembarcaram do navio ‘Saturnia’, a 13 de maio de 1953, em Halifax.

Calcula-se que residam no Canadá perto de meio milhão de portugueses e lusodescendentes, estando a maioria localizada na província do Ontário, sendo que cerca de 70% destes serão Açorianos ou de descendência açoriana.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here