Vasco Cordeiro defende Educação “centrada nos alunos”

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje, na inauguração da Escola da Ponta da Ilha, no Pico, uma Educação “centrada nos alunos” através de um corpo docente “motivado”.
“Queremos uma Educação centrada nos alunos, que almeje o sucesso escolar e a formação dos nossas crianças e jovens, sem nunca esquecer que, para isso, são necessários professores competentes, motivados e disponíveis para o que sabem fazer melhor: ensinar”, afirmou Vasco Cordeiro, citado pelo gabinete de imprensa do executivo açoriano.
Vasco Cordeiro sublinhou que o Governo dos Açores olha para a Educação como um setor estratégico, destacando que a região dispõe de um “excelente parque escolar”, mas é necessário dar resposta a outros desafios ao nível educativo.
“Sabemos bem que o caminho a percorrer em matéria educativa está longe de estar concluído”, afirmou o presidente do Governo dos Açores, destacando que a nova escola constitui mais um exemplo da boa colaboração entre o Governo dos Açores e a autarquia das Lajes do Pico, que também financiou o projeto ao abrigo do regime de cooperação técnica e financeira entre a administração regional e a administração Local.
O presidente do executivo açoriano referiu, ainda de acordo com o gabinete de imprensa do Governo, que no âmbito do compromisso assumido de “não deixar nenhum açoriano para trás”, o executivo resolveu disponibilizar aos alunos que vão frequentar o estabelecimento de ensino agora inaugurado “todas as condições físicas necessárias” para o seu “desenvolvimento pessoal e educativo”.
“Esta é a nossa visão para a Educação nos Açores: corresponsabilização dos agentes educativos, capacitação dos nossos alunos, eficiência na gestão dos recursos públicos e complementaridade dos investimentos, nomeadamente em parceria com as autarquias locais”, destacou Vasco Cordeiro.
O chefe do executivo açoriano considerou que os recursos materiais e humanos, aliados à “vontade de fazer sempre melhor”, são a “matéria-prima do sucesso” de uma Educação de “todos e para todos”.
A Escola da Ponta da Ilha vai receber alunos das freguesias da Ribeirinha, Piedade e Calheta do Nesquim, divididos entre os ensinos pré-escolar e do 1.º ciclo do básico, tendo representado um investimento de cerca de cinco milhões de euros.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here