O candidato do PS/Açores à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, defendeu hoje a necessidade de valorizar a fileira das pescas, o que implica uma melhor gestão do setor, mas não necessariamente a redução de embarcações.
“Há áreas onde necessitamos de ter mais exigência, mas isso não é necessariamente reduzir embarcações. A aplicação de critérios mais rigorosos na gestão das pescas pode passar pelo redirecionamento do esforço de pesca para outras espécies”, afirmou Vasco Cordeiro em declarações aos jornalistas em Ponta Delgada.
Para o candidato socialista, que falava no final de uma reunião com a Federação das Pescas dos Açores, “é preciso redirecionar o esforço de pesca de algumas embarcações que estão a pescar determinadas espécies e devem passar a pescar outras”, frisando que a redução do número de embarcações será sempre uma solução de “última instância”.
Vasco Cordeiro defendeu que o investimento ao nível das infraestruturas físicas de apoio às pescas no arquipélago está praticamente concluído, salientando que as atenções devem agora voltar-se para a “valorização da fileira do setor das pescas”.
“Isso passa por intervenções ao nível da valorização do pescado, para permitir que, logo no primeiro momento da venda, o pescador possa usufruir do aumento de rendimento que pode resultar da valorização do pescado”, afirmou, acrescentando que essa valorização pode também passar pela pesca de espécies atualmente menos aproveitadas.
O candidato socialista frisou ainda a importância de preservar os recursos pesqueiros dos Açores, considerando que “é preciso garantir que a gestão das pescas é feita com sustentabilidade”.
Para Vasco Cordeiro, é necessário estudar a atual situação dos recursos para reorientar o esforço de pesca, assegurando que, caso venha a ser necessário reduzir o número de embarcações, “devem ser proporcionadas aos profissionais todas as condições de dignidade e de rendimento para que possam deixar a atividade”.
Lusa