Vasco Cordeiro defende reforço das competências regionais na gestão do mar

Vasco Cordeiro, que falava na sessão de encerramento das Jornadas Parlamentares do PS/Açores, realizadas na Horta sobre o tema ‘A importância do mar’, frisou ser necessária uma “nova estratégia” política de valorização do potencial do mar dos Açores.
“Essa estratégia deve partir, exactamente, de uma manifestação de autonomia, de dizer que esse potencial é dos açorianos”, afirmou o candidato socialista às eleições regionais de Outubro, para quem esta postura autonómica se torna cada vez mais necessária devido a algumas “cobiças” e “tentativas tímidas de entrar em áreas que são açorianas”.Numa referência as políticas nacionais e europeias em matéria de gestão das áreas de pesca do mar dos Açores, Vasco Cordeiro lamentou que Portugal ainda não tenha compreendido o importante papel geoestratégico desta região.

“O país ainda não tomou consciência, lamentavelmente, da importância do potencial da presença do arquipélago dos Açores a meio do Atlântico Norte para a sua projecção, sobretudo num momento em que as políticas europeias podem valorizar, ainda mais, o espaço atlântico”, afirmou.

Em matéria de políticas europeias, o PS/Açores também não está satisfeito com a actual legislação de gestão das áreas de pescas e com a possível liberalização das águas, como fez questão de referir Berto Messias, líder parlamentar dos socialistas na região.

“Este grupo parlamentar discorda frontalmente da liberalização de acesso de embarcações e de procedimentos lesivos da pesca, particularmente em zonas económicas marítimas frágeis, como a dos Açores”, frisou.

Para os socialistas açorianos, o principal objetivo que a Região deve prosseguir é o de transformar em riqueza e na criação de postos de trabalho todo o “potencial” que o mar dos Açores encerra, em áreas como as pescas, os transportes, o turismo náutico ou a investigação científica.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here