Vasco Cordeiro inicia visita oficial a Santa Catarina com encontro com Governador do Estado

O Presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, encontrou-se hoje, em Florianópolis, com o Governador do Estado de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, o primeiro ponto da visita oficial de cinco dias de Vasco Cordeiro ao Brasil.

“Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar conta do reconhecimento e agradecer ao senhor Governador de Santa Catarina o convite que me dirigiu para esta visita oficial. Este convite sensibilizou-me, porque demonstra um cuidado e uma atenção quanto a este património comum que é a ligação entre os Açores e Santa Catarina”, afirmou Vasco Cordeiro.

Em declarações aos jornalistas, o Presidente do Governo salientou que “a ideia de podermos trazer uma nova vida a esta ligação, de inovar neste relacionamento, virando-o para o futuro, e não apenas para homenagear este passado comum, pode ser uma boa via a explorar no futuro”.

Nesse sentido, Vasco Cordeiro aproveitou a oportunidade para convidar o Governador Eduardo Pinho Moreira a visitar os Açores, destacando ainda o “sentido de orgulho” pelo facto de os Açorianos terem ajudado a construir o que o Estado de Santa Catarina é hoje.

Esta visita oficial de cinco dias é a primeira de Vasco Cordeiro ao Brasil, enquanto Presidente do Governo, e decorre na sequência do convite do Governador do Estado de Santa Catarina.

O ano de 2018 foi declarado como o ‘Ano dos Açores em Santa Catarina’, onde, entre 1748 e 1754, desembarcaram os primeiros emigrantes açorianos.

Durante esta deslocação, Vasco Cordeiro, entre outros pontos, manterá diversos encontros institucionais, presidirá à sessão de abertura do Congresso Internacional que assinala os 270 anos da presença açoriana naquele estado e encontrar-se-á com a comunidade açoriana e açor-descendente de Santa Catarina.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana, a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período, verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e na metade do século XX, para os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva açoriana integra os Presidentes das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, cidades-irmãs de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, assim como os deputados da Comissão de Política Geral do Parlamento Açoriano José San-Bento (PS), António Soares Marinho (PSD) e Alonso Miguel (CDS/PP).

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here