Vasco Cordeiro quer erradicar a brucelose na próxima legislatura

O candidato do PS à presidência do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, considerou hoje ser possível na próxima legislatura “limpar por completo” a incidência de brucelose na região, medida que será “um contributo importante para o reforço das exportações”.

“É perfeitamente possível na próxima legislatura darmos passos muito significativos para resolver por completo um dos problemas que já se arrasta há muitos anos na nossa agropecuária e que tem tido uma evolução muito favorável, mas que interessa resolver de uma vez por todas”, afirmou Vasco Cordeiro no final de uma reunião com a Associação Agrícola de S. Miguel.

Vasco Cordeiro, que é também secretário regional da Economia no atual executivo açoriano, recordou que atualmente há seis ilhas dos Açores que estão “consideradas oficialmente indemnes da brucelose” e existem “taxas mínimas” da doença em S. Miguel e na Terceira, mas frisou a importância de “resolver por completo a questão”.

Nesse sentido, o candidato socialista à substituição de Carlos César na presidência do Governo dos Açores salientou i impacto da erradicação da brucelose para o setor leiteiro e para o aumento das exportações regionais.

“Já atingirmos um nível de excelência do ponto de vista genético nas nossas explorações, mas, para tirar toda a rentabilidade desse investimento, temos que resolver o problema da sanidade para permitir a exportação de novilhas que tenham um grande valor genético do ponto de vista da produção leiteira”, frisou.

O desmantelamento das quotas leiteiras foi outro assunto analisado neste encontro, tendo Vasco Cordeiro salientando que “a diferenciação e a inovação” são argumentos que os Açores devem usar, frisando que “o setor já demonstrou que consegue responder de forma muito incisiva aos desafios e quase duplicou na última dezena de anos a produção leiteira”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here