Viagens de baixo custo podem minimizar sazonalidade do turismo na Região

ponta-delgada sao miguelO presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR), Tomáz Dentinho, defendeu, esta quarta-feira, o alargamento aos Açores das viagens de baixo custo (low cost), à semelhança do que acontece na Madeira, para minimizar a sazonalidade do turismo.

“Está na altura de passarmos dos voos charters para os low cost, à semelhança do que acontece no resto da Europa e no mundo”, afirmou Tomáz Dentinho, em declarações à agência Lusa, frisando que “tudo indica que seria viável receber este tipo de ligações aéreas na ilha de S. Miguel”.

 

Além do previsível aumento do número de turistas, Tomáz Dentinho considerou que a realização de voos de baixo custo permitiria melhorar o desempenho da economia regional, assente no leite e turismo, além de permitir o acesso a passagens mais baratas para os residentes no arquipélago.

 

“A solução não está em evitar passos, mas em assumir riscos com regulação”, sustentou o professor universitário, argumentando que “há um potencial de crescimento que não está a ser aproveitado” no arquipélago.

 

A sustentabilidade do turismo é o tema central do encontro internacional que decorre segunda-feira em Ponta Delgada, numa iniciativa da APDR, que conta com a participação do economista e professor universitário em Economia Regional e Geografia Económica, Peter Nijkamp.

 

“É um tema útil aos Açores, onde o turismo e o leite são os motores da economia regional. Além disso, é importante aprender com quem já tem experiência em matéria de sustentabilidade turística, em termos económicos, ambientais, culturais e sociais”, disse o presidente da APDR, que tem a sede nacional nos Açores desde Outubro de 2008.

 

Este encontro vai reunir em Ponta Delgada investigadores de Portugal, Espanha, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde e Brasil, que terão oportunidade de visitar, no domingo, locais turísticos e unidades hoteleiras instaladas na maior ilha do arquipélago.

 

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, fundada em 1984, pretende contribuir para a inovação, aprofundamento e divulgação de conhecimentos no âmbito do desenvolvimento regional, através da organização de encontros que servem para trocar informações e experiências.

 

O congresso anual da APDR vai decorrer em Julho, em Cabo Verde, com a presença de vários investigadores nacionais e estrangeiros.

 

 

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here