Visita de Obama a Hiroshima é “cúmulo da hipocrisia”, Coreia do Norte

obamaA Coreia do Norte considerou hoje “o cúmulo da hipocrisia” a próxima visita do presidente norte-americano, Barack Obama, à cidade japonesa de Hiroshima, onde os EUA lançaram a bomba atómica em 1945.

Na edição de hoje do jornal Rodong Sinmun, o diário oficial do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, o regime de Kim Jong-un afirma que os Estados Unidos são um “criminoso nuclear” e que essa é a sua “verdadeira natureza”, informou a agência japonesa Kyodo.

Esta foi a primeira reação de Pyongyang à visita do presidente norte-americano a Hiroshima, que está prevista para 27 de maio, após participar na cimeira do G7 no Japão.

O artigo do Rodong Sinmun acusa também Washington de “ameaçar” Pyongyang com o seu arsenal atómico para conseguir o desarmamento nuclear do regime norte-coreano.

A Coreia do Norte enfrenta atualmente duras sanções económicas impostas pelas Nações Unidas após realizar um ensaio nuclear em janeiro.

Durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores da Coreia, uma reunião histórica esta semana, Kim Jong-un afirmou que a Coreia do Norte é um Estado nuclear responsável que não usará o seu arsenal atómico se não for antes atacado da mesma forma.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here