Workshops para empreendedoras dinamizados nos Açores no âmbito do programa Connect to Success

connect-to-successMais de 100 mulheres aceitaram o desafio da Embaixada dos EUA, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e da IBM Portugal, e marcaram presença este fim-de-semana numa série de workshops para empreendedoras, que decorreram na Terceira e em São Miguel, nos Açores, no âmbito do programa Connect to Success. 

“Os fatores que farão a diferença entre as empreendedoras são a importância de terem confiança, não terem medo de falhar, a persistência e a capacidade de acompanharem a mudança dos tempos”, sublinhou o Embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, Robert Sherman. Acrescentando ainda que ficou “feliz ao ver o networking desenvolvido entre as empreendedoras, que chegaram aos workshops sem se conhecerem e de onde saíram amigas, prontas a colaborarem e a ajudarem-se mutuamente nos seus negócios”. 

A Embaixatriz Kim Sawyer, mentora do programa, sustentou, por seu lado, que ficou igualmente “muito feliz e surpresa pelo facto de mais de 100 mulheres participarem nos workshops Connect to Success nos Açores”, referindo ainda que “um dos maiores resultados dos workshops foi o espírito de colaboração entre as empreendedoras, algo que é essencial para o mercado Açoriano, no sentido de as empresas locais serem capazes de exportar”. 

Para o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima, “a capacitação das mulheres portuguesas é extremamente importante para o nosso crescimento económico e para impulsionar mudanças sociais positivas e de grande impacto na nossa comunidade”. Por outro lado, os Açores estão hoje “sem dúvida perante uma oportunidade histórica de dar um passo em frente, pelo que é essencial promover o talento local e tirar partido da capacidade de liderança que é cada vez mais fundamental”. 

“O impacto do evento superou todas as nossas expetativas. Durante estes 4 dias de workshops ouviram-se as histórias e desafios de muitas empreendedoras, o que gerou um ambiente de colaboração e partilha. Foi essencial afirmar a presença do Connect to Success para além de Portugal Continental enaltecendo assim a importância do empreendedorismo feminino para a economia portuguesa”, afirmou ainda Karolina Vasconcellos e Sá, da FLAD. 

Teresa Neves, de 45 anos, foi uma das mulheres empreendedoras presentes nos workshops em Ponta Delgada, que viu nesta iniciativa uma oportunidade de potenciar o seu negócio na área do turismo e comércio. “Fiquei muito interessada, desde logo pelo próprio nome do programa que transmite a ideia de sucesso ligada a um todo de interajuda, à importância da soma e contributo de cada um, no sucesso de uma empresa”, sublinhou. 
“Achei muito importante o relacionamento e a ligação desenvolvida entre todas nós, conjuntamente com os próprios oradores. Foi criada uma rede e ambiente de partilha muito interessante e enriquecedora”, acrescentou ainda Teresa Neves, que gere a loja de pronto a vestir Sayonara e um pequeno hotel de charme na cidade, a Casa Hintze Ribeiro. 

Por outro lado, Sónia Pereira, de 37 anos, arquiteta do Atelier Miicasa, reafirmou que, enquanto gestora de uma empresa empreendedora e startup, “o evento traduziu-se numa verdadeira aquisição de conhecimentos, bem como numa ferramenta de divulgação do negócio por forma a captar potenciais investidores”. 
Sónia faz maquetas em criptoméria e procura agora estender o negócio a outras áreas, designadamente à comercialização de carteiras de senhora com os mesmos componentes em criptoméria. “Nos workshops foram focados temas que englobam, de uma forma sucinta, os diversos mecanismos e ferramentas de sustentabilidade e comunicação que nos ajudam a posicionar no mercado à escala mundial”, acrescentou ainda, confirmando que o facto de viver numa ilha não é limitativo. 

Ao longo de dois dias em Angra do Heroísmo e dois dias em Ponta Delgada foram oferecidos workshops práticos, de acesso gratuito, com foco em áreas essenciais ao empreendedorismo, designadamente “Marketing e Redes Sociais”, “Desenvolvimento de um Plano de Negócio”, “Acesso a fundos Europeus/Como financiar o seu negócio” e “Técnicas de negociação”, ministrados por várias entidades como a IBM Portugal, a Católica Lisbon School of Business and Economics, a SDEA (Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial nos Açores), a EBAN (European Business Angels Network & Cork Bic) e o ISCTE Business School. 
  
Os workshops tiveram lugar na Universidade dos Açores, que também apoiou esta iniciativa. 
O Connect to Success é um programa fundado pela Embaixada dos EUA que se dedica a fortalecer PMEs detidas por mulheres e a promover igualdade de género no setor empresarial em Portugal, que conta já com mais de 700 empreendedoras inscritas. 
Para mais informações sobre o Connect to Success, visite a página de Facebook:https://www.facebook.com/connecttosuccessportugal

 

 

IBM/Açores24Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here