Zonas Húmidas e Agricultura em debate na Praia da Vitória

A Câmara Municipal da Praia da Vitória organiza esta sexta-feira, dia 31, o seminário “Zonas Húmidas e Agricultura”, visando assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas no Concelho da Praia da Vitória, com especial enfoque nos pauis existentes no Concelho (Paul da Praia e Paul do Belo Jardim, em Santa Cruz, e Paul da Pedreira, no Cabo da Praia), tendo como pano de fundo a estratégia municipal de recuperação, potenciação e salvaguarda das zonas húmidas da Praia da Vitória.

A sessão com início agendado para as 09h30 na Academia da Juventude e das Artes da Ilha Terceira, debaterá a temática definida internacionalmente pela Convenção Ramsar, com enfoque nos pauis do Concelho, conta com palestras de João Porteiro, da Universidade dos Açores, Isabel Lico, da Agência Portuguesa do Ambiente, e com a intervenção de Marco Lopes, do Grupo Bensaúde. Durante o evento será exibido o documentário “Pauis da Praia – tesouros escondidos”, produzido pela equipa municipal que acompanha as intervenções nos pauis da Praia, e que reúne testemunhos sobre o passado e o presente das três zonas húmidas costeiras do Concelho (Paul da Praia, Paul do Belo Jardim e Paul da Pedreira), e apresentado o projeto “Restauro Ecológico e Conservação da Infraestrutura Verde Húmida Costeira da Praia da Vitória”, seguindo-se um debate sobre o tema.

Os pauis da Praia constituem uma rede de zonas húmidas costeiras de elevado potencial ambiental, com particular importância para as rotas de aves migratórias. Os três locais (particularmente o Paul da Praia e o Paul da Pedreira) são indicados internacionalmente como “hotspots” para a observação de aves, nomeadamente espécies migratórias.

Várias centenas de observadores de aves nacionais e estrangeiros viajam anualmente até à Praia para visitar estes locais.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here