“Tudo a postos” para arranque do ano letivo nos Açores – secretário Educação

O secretário açoriano da Educação garantiu hoje que “está tudo a postos” para a abertura do novo ano letivo no arquipélago, que arranca oficialmente a 16 de setembro em Rabo de Peixe, ilha de S. Miguel.
“Está tudo a postos, a todos os níveis”, afirmou aos jornalistas Luís Fagundes Duarte, após a inauguração da ampliação da Escola Básica e Jardim de Infância Professor António Santos Botelho, em Vila Franca do Campo.
O novo ano letivo na região conta com menos 853 alunos no ensino oficial, segundo as contas da tutela, o que levou a uma redução do número de professores contratados, tendo já o secretário regional anunciado a encomenda de um estudo à Universidade dos Açores para apurar a causa do insucesso escolar e da diminuição do número de alunos.
“Todas as escolas, neste momento, têm todos os educadores, professores, professores de apoio, todas as valências necessárias para funcionar”, disse o governante, confiante que o arranque do ano letivo será “tranquilo” nos Açores.
“Ao contrário do que se passa na República, desde finais de agosto que todos os professores, quer os do quadro, que se deslocaram para outras escolas por afetação, quer os professores contratados já estão todos colocados nas respetivas escolas”, referiu Fagundes Duarte, acrescentando que os docentes, que por alguma razão não assumiram o seu lugar, “já foram substituídos”.
O reabilitado edifício escolar em Vila Franca do Campo, hoje inaugurado pelo secretário açoriano da Educação, é uma obra municipal, com recurso a fundos comunitários e apoio do Governo Regional, que custou cerca de 1,7 milhões de euros.
A EB/JI Professor António Santos Botelho, localizada no centro de Vila Franca do Campo, é o maior núcleo escolar do concelho e vai reunir um total de 240 alunos em 14 salas de aula.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here