Express Santorini percorre Açores com exposição itinerante

O navio Express Santorini vai percorrer diversas ilhas dos Açores com uma exposição itinerante a bordo, da responsabilidade da Secretaria Regional da Economia em colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, Cultura, da Educação e Formação, Turismo, Ambiente e da Atlânticoline.

 

 

A Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá demonstrar o trabalho científico que tem vindo a ser desenvolvido em cada um dos seis Centros de Ciência dos Açores, com a exibição de um filme alusivo a cada um dos Observatórios – o Observatório Astronómico de Santana (OASA), o Expolab, o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA), o Observatório do Mar (OMA), o Observatório do Ambiente (OAA), e o Observatório Microbiano das Furnas (OMIC).

Serão, também, apresentados diversos painéis temáticos e módulos interactivos que permitem a simulação de experiências laboratoriais, bem como uma exposição de fósseis intitulada “Evolução: Resposta a um planeta em mudança”.

 

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada participa igualmente nesta iniciativa, colocando a bordo do navio Santorini uma exposição intitulada “Escritas dos Açores/Escritas no Mundo” constituída por 12 painéis com textos de escritores açorianos.

 

Será, ainda, realizado, um ciclo de cinema denominado “Dos livros para o cinema” com a apresentação de 10 filmes, cujas obras cinematográficas resultaram da adaptação de livros, como o “O Nome da Rosa”, “O Pianista”, “Código da Vinci”, “Harry Potter e a Ordem da Fénix”, entre outros.

 

Através da participação da Direcção Regional do Turismo será possível votar, a bordo, nas finalistas candidatas às Sete Maravilhas Naturais de Portugal entre as quais se encontram a paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, o Algar do Carvão, a Lagoa das Sete Cidades, a Furna do Enxofre e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo.

 

Assim,  dia 17, o navio estará atracado no porto das Velas em S. Jorge, no dia seguinte em S. Roque do Pico, no dia 19 nas Lajes das Flores, a 20 de Abril estará no porto da Horta, no Faial, no dia 21 na Praia da ilha Graciosa, no dia 22 no Porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, e a 23 de Abril no porto de Vila do Porto em Santa Maria, terminando no dia 24 nas Portas do Mar em Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

 

Com entrada livre, a mostra estará aberta a todo o público interessado .

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here