Açores representados na Associação Europeia de Produtores Comunitários de Rum e Licores Tradicionais

Decorreu esta manhã em Bruxelas a assinatura formal da constituição da Associação Europeia de Produtores Comunitários de Rum e Licores Tradicionais, que conta com um representante dos Açores.

A Associação Europeia de Produtores Comunitários de Rum e Licores Tradicionais é composta por representantes de várias entidades de todas as regiões ultraperiféricas da Europa, como a Associação Comercial e Industrial do Funchal, o Conselho Interprofissional do Rum Tradicional dos DOM (Departamentos Franceses Ultramarinos e Territórios) e a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, que se fez representar por Jéssica Ferreira, produtora dos licores “Ezequiel” e “Mulher do Capote”.

Por iniciativa da eurodeputada Patrão Neves a designação inicial foi alterada “de forma a contemplar também os interesses açorianos, na nomeação dos “licores tradicionais”, estando as “aguardentes açorianas” incluídas numa acepção geral de “rum”.

Esta associação que nasceu da grande semelhança entre produtores das RUP, no que concerne à sua situação económica e orçamental, às ameaças de curto prazo sobre as actividades tradicionais e da necessidade de agir em conjunto para continuar defender este sector, teve esta manhã a sua sessão de formalização com a aprovação dos respectivos estatutos.

Na ocasião Patrão Neves referiu que “esta é uma excelente iniciativa que permitiu não só constituir um lóbi poderoso que vai com toda a certeza defender a produção açoriana de aguardentes e licores mas que proporcionará também a sua internacionalização, nesta altura de crise económica”, tendo reforçado o apelo para um maior associativismo e que este seja cada vez mais forte nos Açores.

Jéssica Ferreira, representante da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, e produtora dos licores “Ezequiel” e “Mulher do Capote” foi eleita vice-presidente da associação.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here