Açores com incentivo financeiro para quem fizer teste antes de visitar região

Direitos de autor / Foto de Arquivo
O presidente do Governo dos Açores anunciou hoje que será criado um “incentivo financeiro” para compra de bens ou serviços na região a quem pretender deslocar-se ao arquipélago e fizer o teste de covid-19 na origem.

A medida destina-se a todos os passageiros provenientes de zonas de transmissão comunitária ativa ou com cadeias de transmissão local ativas, adiantou Vasco Cordeiro, falando em conferência de imprensa em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

O objetivo do incentivo financeiro, cujo montante não foi ainda revelado, é reforçar a proteção face ao novo coronavírus e também “estimular a atividade económica” açoriana.

Os Açores têm contratualizados acordos com cerca de duas centenas de laboratórios no continente e na Madeira, podendo cada cidadão que se desloque de outros pontos do país para a região realizar teste à covid-19 de forma gratuita.

Outra modalidade passa por os passageiros serem testados, também sem custos, na chegada aos Açores, mas o incentivo agora criado pretende reduzir esses números.

“De todas as possibilidade que analisámos, este foi o caminho mais seguro a tomar”, declarou Vasco Cordeiro, depois de ter sido questionado pela agência Lusa sobre a viabilidade, inclusivamente legal, de apenas deixar entrar na região passageiros com teste covid-19 negativo feito nos dias anteriores à partida.

Com a “colaboração e consciência das pessoas”, o executivo acredita ser “perfeitamente possível” os Açores atravessarem o atual momento, de mais casos positivos diários no mundo e em Portugal, com “relativa acalmia”, sublinhou o seu presidente.

Até 01 de outubro, cinco ilhas dos Açores, as que têm ligação aérea direta ao exterior, estão na situação de calamidade pública.

A situação afeta as ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial.

As ilhas Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo, sem ligações aéreas diretas ao continente português, mantêm a situação de alerta até à mesma data.

 

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here