Açores com mais alta taxa de incidência de Gripe A do país

gripe-suina-saudeA Associação para a Promoção e Protecção da Saúde dos Açores (APPSA) reuniu-se no  fim-de-semana para analisar  a evolução da gripe A, tendo concluído que a Região apresenta actualmente a maior taxa de incidência a nível nacional.

 

A associação analisou 44 casos registados entre 1 de Julho e  16 de Agosto, verificando que existe uma taxa de incidência de 181 casos por um milhão de pessoas, com as maiores taxas de incidência a verificarem-se nos concelhos de Angra do Heroísmo, Ribeira Grande, Horta, Praia da Vitória e Ponta Delgada.
A análise epidemiológica  revela ainda que há uma elevada taxa de casos de transmissão secundária (contágio local) nos concelhos de Ponta Delgada e Ribeira Grande, indiciando que podem não estar a ser cumpridas as medidas de prevenção de contágio da doença.
Júlio Carvalho, da Associação, que é composta por diversos elementos da área da Saúde e Educação, defende que após a leitura do número de casos de gripe A nos Açores, deveria haver uma “incidência superior de prevenção e informação dos procedimentos, para se tentar limitar o risco de contágio”. Nomeadamente, e para já, nos aeroportos.
“Na última quinzena de Agosto haverá uma série de regressos de pessoas que terminam as férias, sendo pertinente actuar de uma forma pró-activa nos aeroportos, com a divulgação dos procedimentos a seguir em caso de sintomas de gripe”, diz.
Júlio Carvalho sugere que os empresários contactem os funcionários, e os incentivem a regressar de férias no exterior três dias mais cedo, para evitar os riscos de contágio no local de trabalho. “Nós queremos alertar as pessoas, porque há desconhecimento”, sublinha.
O Açoriano Oriental contactou a Secretaria Regional da Saúde, que declarou não comentar esta análise.
Ontem, foram confirmados mais sete casos de gripe A, elevando-se para 51 os casos positivos nos Açores.
in AO
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here