Alunas da Escola Jerónimo Emiliano de Andrade vencem Euroscola

Duas alunas da Escola Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo, venceram a sessão regional do programa Euroscola, realizada na Assembleia Legislativa dos Açores, com propostas para combater o desemprego.
 

 O trabalho apresentado por Catarina Vieira e Eduarda Mendes foi escolhido pelo júri do programa Euroscola (do Parlamento Europeu), de entre um conjunto de 16 escolas açorianas concorrentes, em que além das propostas em si, foi também avaliado o desempenho dos alunos na apresentação oral e no debate.

As duas alunas sugerem que as disciplinas do ensino básico e secundário de todas as escolas da Europa passem a integrar, nos seus horários, “componentes relacionadas com o empreendedorismo”, no sentido de “estimular o espírito criativo e competitivo dos jovens”.

“Muitas vezes, as escolhas tanto de cursos superiores como de áreas, são feitas com pouca noção das saídas para o ingresso no mercado de trabalho”, referem as vencedoras do Euroscola, acrescentando que “seria importante desenvolver nos alunos finalistas um espírito empreendedor”.

Catarina Vieira e Eduarda Mendes defendem também a criação de mais escolas e cursos profissionais, a nível europeu, direcionados para as “áreas-chave” de cada país, bem como a “diversificação” de cursos, para que mais jovens possam adquirir conhecimentos nas áreas que lhes interessam.

Para as duas alunas, que agora vão representar os Açores na sessão nacional do programa Euroscola, “é lamentável” assistir a situações, cada vez mais comuns, de jovens desempregados, muitos deles com a sua formação concluída, que “não veem perspetivas de conseguir entrar no mercado de trabalho”.

O trabalho vencedor nesta sessão regional do Eurescola começa com uma citação de Mário Soares, antigo Presidente da República, segundo a qual cada geração terá de se preocupar com os problemas que a atingem, neste caso, o desemprego.

“Como jovens, é nossa responsabilidade não só entender a gravidade do problema que é o desemprego jovem, como também trabalhar no sentido de atenuar esta situação”, concluem as alunas.

A iniciativa Euroscola resulta de uma articulação com o programa Parlamento dos Jovens (que está a decorrer na cidade da Horta), em cooperação com a Assembleia da República, com o Instituto Português da Juventude e com o Gabinete do Parlamento Europeu.

 

Lusa

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