Artur Lima defende alterações às leis eleitorais “para mais e melhor representação regional”

O Presidente do CDS Açores é favorável à reforma das leis eleitorais que permitam a criação de círculos eleitorais regionais no âmbito das eleições europeias, assim como à constituição de um círculo regional de emigração nas eleições regionais, bem como à abertura de um processo de revisão constitucional que permita a formação de partidos regionais.
Artur Lima, que discursava aos congressistas presentes no XVII Congresso do CDS Madeira, realizado este fim de semana, declarou que, “atendendo às especificidades das regiões ultraperiféricas no quadro comunitário, e à semelhança de outros exemplos europeus, as regiões autónomas portuguesas deveriam ter representação direta no parlamento europeu de forma a garantirem uma voz própria que as defenda, sem que estejam obrigatoriamente condicionadas a listas nacionais, onde, normalmente, as regiões acabam por não ter representação”.
Para o líder do CDS Açores é altura de, “em nome de uma democracia representativa plena, dar uma verdadeira e concreta importância às Regiões Autónomas, que seja proporcional à importância que estas têm para o todo nacional, recordando que as regiões autónomas contribuem para uma efetiva dimensão atlântica do nosso País”.
Ainda no que se refere às Regiões Autónomas, o presidente do CDS Açores, mostrou-se, também, favorável a um futuro processo de revisão constitucional que torne possível a constituição de partidos regionais.
Referindo-se diretamente aos madeirenses, o líder do CDS Açores afirmou que a escolha da
Madeira nas próximas eleições tem de ser no CDS, evitando que, caso a escolha se limite aos outros partidos do arco da governação, se possa passar de uma maioria absoluta para uma maioria absolutista, como hoje acontece nos Açores. Para Artur Lima, a mudança não acontece quando votamos em partidos que são geneticamente iguais no exercício do poder, sendo preciso votar no CDS para mudar a forma de fazer política. Para o líder do CDS Açores, “o voto no CDS é um voto em valores, é um voto conformado em princípios, é um voto que faz a diferença”.

 

Açores 24Horas / NI

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here