Duarte Freitas não se recandidata a presidente do PSD/Açores

O presidente do PSD/Açores anunciou hoje que não se recandidata à liderança do partido, tendo agradecido aos militantes social-democratas a “oportunidade e honra” que teve para servir o partido e os açorianos, afirmando que sai da liderança social-democrata “sem remorsos, nem rancores, tranquilo e em paz”.
Na abertura do Conselho Regional, Duarte Freitas afirmou que sente que a sua missão como presidente do PSD/Açores está – “naquilo a que me propus e naquilo que estava ao meu alcance – cumprida. Devemos entrar com convicção, estar com empenhamento e sair com dignidade”, disse.
Duarte Freitas salientou que deixa a liderança de “cabeça erguida, porque me empenhei numa missão, e sinto que o partido hoje olha para o futuro com otimismo e ambição”.
“Os tempos mudam e os partidos mudam para se adaptarem a estes novos tempos. E as lideranças também mudam. Temos de aceitar isto com normalidade e sair com dignidade. Sinto que o partido, hoje, é mais atrativo”, frisou.
O líder dos social-democratas destacou que o partido “só existe para servir a nossa terra”, sendo “muito mais importante do que eu e do que qualquer militante, e que só existe para servir os açorianos”.
“Hoje existem militantes com vontade de protagonizar e com capacidade para levar o partido para a frente. Se não tenho as condições pessoais e familiares para responder à exigência de ser, de novo, candidato a presidente do PSD/Açores, entendo que, politicamente, há militantes que, tendo essas condições, têm mais potencial agregador e vencedor nas eleições regionais de 2020”, afirmou.
Duarte Freitas afirmou ainda que “o PSD tem grandes responsabilidades públicas nos Açores”, tendo defendido a necessidade “de resolver os nossos problemas internos da forma mais correta e célere possível”.
O presidente do PSD/Açores agradeceu o trabalho feito por todos os dirigentes, autarcas, deputados ao Parlamento Europeu, à Assembleia da República e à Assembleia Legislativa dos Açores, e aos colaboradores e funcionários do partido e do grupo parlamentar.
“Mas quero agradecer ao militante anónimo, àqueles que dizem sempre presente independentemente de serem ou não candidatos, àqueles que são a alma do PSD, exatamente porque têm o partido no seu coração”, disse Duarte Freitas.
No seguimento deste anuncio, o Conselho Regional do PSD/Açores deliberou agendar a eleição direta do presidente do partido para o dia 29 de setembro, realizando-se o XXIII Congresso Regional entre 26 e 28 de outubro.
O órgão máximo do partido entre congressos aprovou também o regulamento da eleição direta do presidente do partido, sendo que as candidaturas a presidente da Comissão Política Regional do PSD/Açores devem ser subscritas por um mínimo de 500 militantes e entregues ao Conselho de Jurisdição Regional até ao dia 15 de setembro.
Foi ainda aprovado o regulamento do XXIII Congresso Regional do PSD/Açores. A eleição dos delegados ao Congresso realiza-se em simultâneo com a eleição direta do presidente do partido.
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here