O Presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores Artur Lima afirmou, esta quinta-feira, que “o problema” da RTP e da RDP/Açores “está identificado” acusando PS e PSD de não terem vontade de o resolver. Segundo Lima estes dois partidos “defendem uma direcção incompetente, que promove o centralismo, discrimina ilhas e não faz o verdadeiro serviço público nos Açores”.
As afirmações surgem no âmbito da discussão de um Voto de Congratulação sobre a passagem dos 70 anos da Rádio Pública nos Açores proposto pelo Grupo Parlamentar do PS durante a sessão plenária a decorrer na cidade da Horta.
Artur Lima considerou “absolutamente inacreditável que os Partidos fundadores da Autonomia façam um Voto de Congratulação pela existência da Rádio Pública nos Açores” quando “actualmente o serviço que a RDP presta é mau”.
O voto foi aprovado com voto a favor de todas as bancadas com exceção dos democratas-cristãos, que marcaram a sua posição através do voto contra, salientando que “para afirmar a rádio na autonomia e a autonomia na rádio era preciso que a RDP tivesse correspondentes em todas ilhas, meios técnicos em igualdade de circunstâncias”.