Autarquia avança com 2ª edição do “Ponta Delgada à Prova”

Arrancou esta terça-feira, a 2ª edição do “Ponta Delgada à Prova”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Ponta Delgada no âmbito do Fundo Municipal de Emergência Empresarial e que visa minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 na economia do concelho, e que nesta nova edição mantém a possibilidade de consumo nos restaurantes e take away.
“Estamos, através desta medida, a estimular o consumo na restauração do concelho e, ao mesmo tempo, a apoiar e a promover o negócio dos restaurantes com as padarias, as
queijarias, os talhos, as peixarias, os produtores agrícolas e outras áreas de negócio,
como as bebidas”, salientou a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada na
apresentação simbólica da 2ª edição do “Ponta Delgada à Prova”,  que teve lugar no restaurante Cais da Sardinha.

Maria José Lemos Duarte explicou na altura, que a medida “tem o mérito de valorizar a cadeia de produção regional”, já que os menus comercializados neste programa são confeccionados total ou maioritariamente com produtos regionais.
Segundo a autarquia, esta nova edição arranca com a adesão de todos os 31 restaurantes que aderiram à 1ª edição, mas também com novas adesões que irão dar a conhecer “a que sabe Ponta Delgada, aos munícipes e a todos os que visitam o concelho”.
Por forma a incluir um maior número de restaurantes, está agora fixado um limite de
3.750,00 euros de apoio por cada restaurante aderente, o equivalente à comercialização de 500 menus “Ponta Delgada à Prova”, que inclui entrada, prato, bebida, sobremesa e café pelo valor total de 15 euros, ficando o cliente a pagar apenas 7,5 euros e a Câmara Municipal de Ponta Delgada os restantes 7,5 euros.
No final do programa, serão distinguidos os três primeiros restaurantes com o “melhor
atendimento” e “melhor menu”, através da avaliação feita pelos próprios clientes.
A Confraria dos Gastrónomos dos Açores e a delegação da Associação da Hotelaria,
Restauração e Similares de Portugal nos Açores, representados na apresentação da
medida respetivamente por António Cavaco e Cláudia Chaves, presidente da
Delegação da AHRESP, são parceiros da autarquia na sua implementação.
A 1ª Edição do “Ponta Delgada à Prova” teve um impacto direto de mais de 160 mil
euros na restauração, tendo sido comercializados 11888 menus aprovados pela
autarquia e pela Confraria dos Gastrónomos dos Açores.

A reedição do programa “Ponta Delgada à Prova” tem um orçamento total de 150 mil euros, o que representa um reforço de mais de 50 mil euros em relação à verba final da primeira edição (98.500,00 euros), estimando a autarquia um fluxo de negócios de 306 mil
euros.

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