Baleias conseguem sair do areal da Praia da Vitória

Duas das quatro baleias de bico tinham conseguido sair quinta-feira das águas daquele porto, enquanto a restante morreu depois de ter encalhado na areia.

Esta baleia foi removida para o Matadouro Industrial da Terceira, onde será hoje submetida a uma necropsia por uma equipa liderada por uma especialista do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Por razões ainda não esclarecidas, um grupo de quatro baleias de bico entrou terça-feira na baía do Porto Oceânico da Praia da Vitória.

João Pedro Barreiros, especialista em comportamento animal, admitiu que as baleias possam ter sido desorientadas pelo ruído.

“São animais muito sensíveis ao ruído, que os transtorna e cansa”, afirmou, acrescentando que a Baía da Praia da Vitória “tem muito ruído, águas pouco profundas e declives suaves”.

Esta conjugação de factores pode ter “desorientado os animais”.

Apesar de ainda não terem chegado a conclusões definitivas, os especialistas admitem que se trata de baleias de bico (Sowerdy-Mesoplodomebidens), que pertencem à família dos cetáceos com dentes (Ziphidae).

Trata-se de animais “praticamente desconhecidos ao nível bio-ecológico”, já que “vivem afastados do ruído, longe da costa, a grandes profundidades, onde se alimentam”.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here