Berta Cabral garante apoio a construção de novas instalações da escola profissional de Vila Franca do Campo

A candidata do PSD/Açores a presidente do governo regional comprometeu-se sexta-feira a apoiar a construção de novas instalações da escola profissional de Vila Franca do Campo, alegando que alunos, professores e funcionários trabalham em “condições precárias”.

A líder social-democrata, após visita à instituição, onde reuniu também com os responsáveis pela instituição, destacou o papel “essencial” das escolas profissionais para a “especialização dos jovens em áreas que são fundamentais para a reanimação da atividade económica” dos Açores.

“As escolas profissionais especializam mais as pessoas do que o ensino regular. Vieram ocupar um espaço próprio que está bem preenchido e deve ser garantido”, disse.

A candidata do PSD/Açores a presidente do governo regional defendeu a “especialização da oferta” nas escolas de formação profissional do arquipélago e a “diversificação de cursos”, de forma para possibilitar uma “maior escolha e criar uma maior oferta em termos do mercado de trabalho”.

Berta Cabral deu como exemplo a necessidade de se “reorientar” a formação profissional para o setor da agricultura, com a “criação de cursos que vão ao encontro das necessidades” e elogiou o trabalho que está a ser desenvolvido nesta área pela escola profissional de Vila Franca do Campo.

A líder social-democrata aproveitou ainda a ocasião para alertar para o risco das escolas profissionais afastadas dos grandes centros serem “penalizadas” com a nova fórmula de financiamento, que prevê que exista um número mínimo de 18 alunos por turma.

A candidata do PSD/Açores a presidente do governo regional explicou que fez este “alerta” pelo facto de “haver muita gente” que trabalha nestes estabelecimentos de ensino profissional, entre formadores, pessoal administrativo e auxiliar.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here