Berta Cabral propõe linha de crédito para reabilitação urbana

A líder do PSD/Açores propôs hoje a criação de uma linha de crédito destinada à reabilitação urbana do património particular, visando preservar a “riqueza patrimonial” da Região e “reanimar” o setor da construção civil.

“As autarquias açorianas não tiveram acesso ao [programa] Polis, nem dispõem de fundos comunitários suscetíveis de serem direcionados para a reabilitação urbana, porque estes projetos não foram contemplados no protocolo celebrado entre o governo regional e as câmaras municipais. Por isso impõe-se criar agora uma linha de crédito, com juros suportados pelo governo, orientada para os privados que queiram recuperar os seus imóveis nos núcleos históricos dos nossos centros urbanos”, afirmou Berta Cabral, na abertura do colóquio “Turismo no Triângulo”, integrado nas jornadas parlamentares do PSD/Açores, que decorrem na ilha do Pico.

A líder social-democrata salientou que esta linha de crédito, cuja proposta de criação vai ser apresentada no parlamento, vai contribuir para “preservar o património edificado e potenciá-lo como uma mais-valia em termos económicos, turísticos e culturais”.

Berta Cabral sublinhou, igualmente, que esta medida permite o lançamento de um “conjunto de pequenas obras de dimensão compatível com as empresas locais de construção civil, muito importante para a reanimação económica desse setor na conjuntura atual”.

A presidente do PSD/Açores frisou que as cidades e vilas açorianas possuem uma “imensa” riqueza patrimonial dos séculos XVIII e XIX que as entidades públicas e os privados “têm a responsabilidade de preservar”.

A líder social-democrata acrescentou que, caso esta proposta seja rejeitada pela maioria socialista, um futuro governo do PSD/Açores vai concretizá-la.

“Caso esta nova iniciativa venha a ter o mesmo destino de tantas outras que apresentámos – e que foram chumbadas pelo PS só porque foram propostas por nós – fica desde já o compromisso de que um futuro governo do PSD, em 2012, aprovará e aplicará estas medidas”, assegurou.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here